Foi apresentada, na manhã desta sexta-feira (09/9), na Sala Marconi da Rádio Vaticano, a partida de futebol, promovida pelo Papa Francisco.
Trata-se de um jogo, que se realizará no próximo dia 12 de outubro, no Estádio Olímpico de Roma, intitulado “Unidos pela Paz”. O grande jogo será beneficente para sustentar os projetos educativos e sociais da Fundação “Scholas Occurrentes”.
Participarão da partida beneficente grandes campeões do futebol internacional. Mas, qual será a novidade deste jogo? Foi o que perguntamos a José María del Corral, Presidente da Fundação Internacional “Scholas Occurrentes” de Direito Pontifício:
“Por um lado, a novidade consiste na necessidade de fazer da ‘Cultura do Encontro’ uma experiência educativa vencedora, sobre a qual o Papa sempre repete: ‘a paz se constrói por meio da unidade, tornando a ‘Cultura do Encontro’ em uma realidade. Esta experiência, iniciada por Bergoglio, na Argentina, agora está sendo feita aqui com as crianças das escolas italianas. Além do mais, Francisco ensina que ‘o futebol nos ensina a trabalhar em equipe’.
Entre os jogadores de futebol, que aderiram a esta iniciativa, se encontra Manuel Iturbe, que joga no time do Roma. Ele sempre foi um dos protagonistas nas iniciativas beneficentes do mundo do esporte. Eis o que ele disse:
“Estes jogos para nós são uma coisa muito bela. Todos os jogadores querem participar. Eu já participei da iniciativa junto com verdadeiros campeões do futebol. E todos se sentiam felizes de poder colaborar. Por isso, qualquer jogador gostaria de participar de eventos como este promovidos pelo Vaticano”.
Por fim, um dos participantes na Coletiva de Imprensa desta manhã foi Dom Marcelo Sánchez Sorondo, Chanceler da Pontifícia Academia das Ciências, que falou do esporte como um poderoso meio para aproximar os jovens dos valores fundamentais, como a paz e a solidariedade:
“É de uma importância decisiva porque busca atingir 50% da juventude do mundo que não tem acesso à educação. Naturalmente, esta iniciativa busca unir o esporte com a beleza e capaz de despertar em todos a importância de se educar aos valores morais e cristãos. Começamos, há três anos, com um encontro pela paz, um encontro esportivo gratuito. Assim continuamos a fazer nestes anos e se continuará, esperando envolver o maior número de jovens possível em todo o mundo”.
Por Rádio Vaticano