A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe, nesta quarta-feira, 7, a coordenação nacional da Pastoral da Saúde, em Brasília (DF). A equipe da Pastoral irá apresentar um balanço das atividades de 2016 e o plano de ação para 2017. O coordenador nacional da Pastoral da Saúde, Alex Gomes da Mota, diz que serão apresentados relatório das atividades de setembro de 2015 a novembro 2016. “Vamos entregar o balanço financeiro e patrimonial da pastoral. Além de apresentar as parcerias com organizações, assuntos correlatos a conjuntura política social, assuntos da atualidade e o plano de ação para o próximo ano”.
No último mês, as coordenações regionais da pastoral em várias partes do país fizeram encontros de formação e conclusão das atividades do ano. Na diocese de Uberlândia (MG), que faz parte do regional Leste 2 da CNBB, os coordenadores paroquiais se reuniram para analisar e avaliar as atividades de 2016. Já a diocese de Apucarana (PR), regional Sul 3, realizou formação para os agentes da pastoral, em Arapongas (PR), com a participação da coordenação nacional representada pelo vice-coordenador, Antonio Pitol, da arquidiocese de Maringá (PR), e da tesoureira, Marcia Zambrin, da arquidiocese de Londrina (PR). Porto Velho (RO), no regional Noroeste, também realizou formação de coordenadores e lideranças da pastoral.
As atividades desenvolvidas pela pastoral vão desde a atenção aos doentes, a exemplo do “Bom Samaritano” (cf. Lc 10,30s), até a articulação junto a entidades governamentais responsáveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O trabalho dos agentes se dá sempre motivado pela espiritualidade da acolhida e da proteção à vida, como Jesus ensinou ao escutar, acolher e curar os enfermos.
Por CNBB, com Pastoral da Saúde