Na próxima sexta-feira, 8, uma procissão pelas principais ruas da cidade de Aparecida (SP) vai marcar o início das festividades pelo tricentenário de Nossa Senhora Aparecida. A procissão será seguida de uma vigília na Matriz Basílica.
No trajeto, a procissão vai conduzir os devotos por locais onde começou a história da devoção à Padroeira do Brasil. Às 18h30, o percurso parte do prédio do atual Colégio Millenium, região onde se localizava a casa do pescador Felipe Pedroso, primeiro responsável pela Imagem. Entre 1717 e 1745, período entre o encontro da imagem no Rio Paraíba do Sul e a construção da primeira capela em sua homenagem, a imagem de Nossa Senhora Aparecida peregrinou por pequenos oratórios e pelas casas dos pescadores que a encontraram.
“Podemos dizer que esta procissão vai passar por todos os lugares onde começou a história da devoção à Padroeira do Brasil, recordando também todos os envolvidos no começo desta devoção.”, conta o Prefeito de Igreja do Santuário, padre Rodrigo Arnoso.
A chegada da procissão será na Matriz Basílica, onde haverá uma vigília mariana, prevista para começar às 20h. Esse será um momento para os peregrinos recordarem os primeiros anos da devoção à Padroeira do Brasil.
Também nesse mês de setembro, quando começam as atividades litúrgicas organizadas pelo Santuário Nacional para as comemorações do tricentenário, 51 escolas de Aparecida, Guaratinguetá e Potim receberão a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida durante o horário letivo. A visita aos centros educacionais vai até dia 29 de setembro.
Por Canção Nova, com Santuário Nacional