A Cúria Metropolitana de São Paulo acolheu nos últimos dias a reunião da Comissão de Coordenação Geral do Sínodo arquidiocesano.
Criada pelo Cardeal Arcebispo Odilo Pedro Scherer, a Comissão deverá auxiliar na organização dos próximos passos do caminho sinodal convocado pelo purpurado durante a solenidade de Corpus Christi.
A Comissão é constituída dos bispos auxiliares, vigários episcopais, coordenadores de pastorais das regiões e vicariatos, representantes dos religiosos, diáconos permanentes e do laicato.
Também foi criada a Secretaria Geral do Sínodo, que terá à frente o Padre Tarcísio Marques Mesquita, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral.
Os primeiros encaminhamentos da Comissão serão pensar na divulgação e motivação sobre o Sínodo nas paróquias e comunidades da Arquidiocese e elaborar subsídios para serem utilizados na primeira etapa do caminho sinodal em 2018, época em que os trabalhos acontecerão nas bases.
Para Dom Odilo, não é a comissão que realizará o Sínodo, mas toda a Arquidiocese. “A Igreja em São Paulo que reflete e olha para si, para sua maneira de ser, para sua missão, o que estamos realizando, como estamos realizando”, disse. (LMI)
Por Gaudium Press, com Arquidiocese de São Paulo