O Vaticano anunciou ontem, terça-feira, 10, que apresentará nesta sexta-feira, 13, o documento preparatório da 15ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, programada para outubro de 2018.
De acordo com a Sala de Imprensa da Santa Sé, haverá uma coletiva para apresentar o documento aos jornalistas. Estarão presentes o secretário-geral do Sínodo dos Bispos, Cardeal Lorenzo Baldisseri, o sub-secretário do Sínodo dos Bispos, monsenhor Fabio Fabene, e dois jovens, Elvis Do Ceu Nicolaia Do Rosario e Federica Ceci.
O tema do próximo Sínodo é “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.
Em outubro do ano passado, o Vaticano divulgou a finalidade desse próximo Sínodo: “acompanhar os jovens em seu caminho existencial rumo à maturidade, para que, através de um processo de discernimento, possam descobrir seu projeto de vida e realizá-lo com alegria, abrindo-se ao encontro com Deus e com os homens, participando ativamente da edificação da Igreja e da sociedade”.
Último Sínodo
O último Sínodo ocorreu em 2015. Foi a 14ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, entre 5 e 19 de outubro, e teve por tema “Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”.
Em abril de 2016, o Vaticano apresentou a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris laetitia, do Papa Francisco, escrito com base nos relatórios do Sínodo da Família, documentos de Papas predecessores e as catequeses sobre família. Além disso, recorreu à contribuição de diversas conferências episcopais e citações de personalidades de relevo, como Martin Luther King.
Por Canção Nova, com Rádio Vaticano