Por ocasião do Dia Mundial da Água a ser celebrado na quarta-feira 22 de março, o Pontifício Conselho da Cultura organiza a iniciativa “Watershed: replenishing the water values for a thirsty world”(“Bacia hidrográfica: reabastecer os valores da água para um mundo sedento”).
Convidados pelo Cardeal Gianfranco Ravasi – segundo refere o l’Osservatore Romano – alguns estudiosos internacionais das problemáticas ambientais ligados aos recursos hídricos participarão da Audiência Geral com o Papa Francisco na Praça São Pedro, seguindo após para o Augustianum, onde terá lugar a conferência voltada, em particular aos representantes do Corpo Diplomático credenciado junto à Santa Sé e aos prelados da Cúria Romana.
Entre os conferencistas estarão, entre outros, o Cardeal Peter Turkson, Presidente do dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral e o Arcebispo Paul Richard Gallagher, Secretário para as Relações com os Estados.
A iniciativa é uma resposta concreta que o dicastério procura dar às questões levantadas pela Encíclica Laudato Si, em colaboração com o Clube de Roma e a Escola Superior de Cultura Social e mediática de Torun, na Polônia.
Sustentada por uma campanha no site http://worldwatervalues.org e nas redes sociais – que aposta no envolvimento dos jovens na defesa daquele que é um dos mais preciosos bens comuns – a iniciativa quer ser um verdadeiro divisor de águas na promoção de uma nova cultura do respeito pelo ambiente, centrada nos valores a serem oferecidos a um mundo sempre mais sedento.
Por Rádio Vaticano