O Vaticano apresentou nesta segunda-feira, 20, a programação da peregrinação do Papa Francisco a Fátima, Portugal, nos próximos dias 12 e 13 de maio. O contexto da viagem é o Centenário das Aparições de Nossa Senhora no local.
Francisco sairá do Vaticano na sexta-feira, 12, rumo a Monte Real, onde haverá a cerimônia de boas vindas e o encontro privado com o presidente da República. Antes de seguir para Fátima, o Papa visitará a capela da base aérea.
A chegada do Papa a Fátima está prevista para as 17h35 (hora local). Do estádio onde o helicóptero vai pousar, o Papa fará um percurso aberto, de carro, até o Santuário de Fátima. Ainda na sexta-feira, Francisco visitará a Capelinha das Aparições, onde fará uma oração e a tradicional benção das velas. Também está prevista uma saudação do Santo Padre nesse momento e a oração do terço.
Já no sábado, 13, dia em que se completam 100 anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima, o Papa terá um encontro com o primeiro-ministro e a visita à basílica Nossa Senhora do Rosário de Fátima antes da celebração da Santa Missa, que está prevista para as 10h (hora local), no Santuário. Francisco fará uma saudação aos doentes.
Após a Missa, o almoço será com os bispos de Portugal. Em seguida, a cerimônia de despedida e o retorno a Roma, onde o Papa deve chegar por volta de 19h (hora local).
Por Canção Nova, com Boletim da Santa Sé