Na sessão de apresentação do 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que a Igreja Católica celebra no domingo, o presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, Dom Pio Alves, lançou um desafio aos presentes afirmando que os órgãos da media devem superar a “pressão” que se exerce para potencializar as “más notícias” e o “lado sombrio” da atualidade.
“Recurso frequente” à má notícia
O Dia Mundial das Comunicações Sociais, única celebração do género estabelecida pelo Concílio Vaticano II (decreto ‘Inter Mirifica’, 1963), é celebrado no domingo que antecede o Pentecostes, este ano no dia 28 de maio.
O presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais admitiu que a pressão exercida sobre os órgãos da media para destacar as más notícias tenha sua origem também no clima criado para que se exaspere a “necessidade de vender”.
“Parece que se supõe que a má notícia vende melhor. Suponhamos que sim. Mas será porque existe alguma tendência inata para gostar do mal? Não parece”, assinalou Dom Pio Alves durante o encontro de apresentação da Mensagem do Papa para o 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais, realizado no auditório da Rádio Renascença, em Lisboa.
Dom Pio Alves lamentou a fixação no “lado sombrio” da atualidade, convidando os media a “potenciar as boas notícias” e a renovar a sua comunicação. Para ele, vencer a pressão reinante das más notícias vai além da necessidade de vender.
Potencializar as boas notícias
A síndrome de catástrofe parece nascida de uma conjuração para deixar de lado o que é bom e o que é belo. Uma situação que não traz esperança e nem alento e alegria.
Para Dom Pio Alves, há um “recurso frequente” à má notícia. E isso leva à fixação monotemática que se apega ao “lado sombrio” da atualidade. Dom Pio lamentou a difusão deste estado de espírito e convidou os media a “potenciar as boas notícias” e a renovar a sua comunicação.
No início dos trabalhos desta reunião de apresentação, o Padre Américo Aguiar, diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, agradeceu a todos os que se predispuseram a fazer uma “leitura” da mensagem do Papa Francisco, publicada na festa litúrgica de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, em 24 de janeiro.
Por Gaudium Press