O Papa Francisco quer escutar os jovens e a eles decidiu confiar as meditações da Via-Sacra da Sexta-feira Santa no Coliseu.
O prof. Andrea Monda, docente de religião, jornalista e escritor, recebeu a missão de escolher um grupo de jovens e reunir suas reflexões. A notícia foi divulgada esta quinta-feira pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
Sínodo
No ano em que a Igreja dedica espaço aos jovens no Sínodo do próximo outubro, o Pontífice pediu que a Paixão de Cristo fosse meditada pelas novas gerações e assim 15 jovens estudantes e universitários meditaram sobre as 14 estações.
Não é a primeira vez que os jovens são convocados para esta missão. Cinco anos atrás, Bento XVI fez o mesmo pedido desta vez ao patriarca de Antioquia dos maronitas, card. Béchara Boutros Raï, que com a juventude libanesa deu voz às aflições dos povos do Oriente Médio.
Temas
O prof. Monda afirmou que aconselhou os jovens a não se deixar condicionar pela “grandiosidade” do desafio, a não se preocupar em escrever textos teológicos, mas que expressassem seus sentimentos.
Entre os temas apontados, emergem a injustiça, o escândalo do mistério de Cristo, o paradoxo da Cruz, a força de Jesus em se reerguer, os migrantes despidos de condições dignas e a difícil aceitação da morte.
No dia 30 de março, a Via-Sacra no Coliseu com o Papa Francisco terá transmissão ao vivo do Vatican News, com comentários em português.
Por Vatican News