“Estou aqui movido pela fé”. Dom Agamenilton toma posse como quarto bispo diocesano de Rubiataba-Mozarlândia

A Diocese de Rubiataba-Mozarlândia acolheu o seu quarto bispo, Dom Francisco Agamenilton Damascena. A cerimônia de posse canônica aconteceu no sábado, 19 de dezembro, na Catedral de Nossa Senhora da Glória, em Rubiataba. Dom Agamenilton assume a Diocese, que estava vacante desde o dia 1º de junho de 2019, quando Dom Adair José Guimarães tomou posse como bispo de Formosa (GO).

Durante a homilia, Dom Agamenilton lembrou o percurso histórico da Diocese de Rubiataba-Mozarlândia, desde a criação como Prelazia, em 1966, passando pela elevação a Diocese em 1979, e chegando à posse do seu quarto bispo. Destacou que a maior riqueza da diocese é o rebanho que lhe foi confiado:

“De todas estas riquezas, a mais bela e central são as pessoas que aqui vivem, vocês, com suas histórias e culturas geradas ou enriquecidas pela fé cristã; vocês, ministros ordenados que são o sinal visível de Cristo bom pastor; vocês, consagrados, profecia viva anunciadora do antes de tudo amar e obedecer a Deus, valorizar as pessoas pelo ser e amá-las de modo livre e desinteressado; vocês, leigos e leigas, sal da terra e luz do mundo, na família e no trabalho, na política e na economia, na educação e na saúde, na cidade e no campo”.

Dom Agamenilton exemplificou sua missão como pastor através de imagens da Sagrada Escritura, lembrando, sobretudo, que o bispo está no meio do povo para conduzir o rebanho para junto de Deus: “Estou eu aqui, movido pela fé e conduzido pela Divina Providência. Não sou Sansão, nem João Batista. Sou Francisco Agamenilton Damascena. Não sou o libertador, nem o messias; sou um pecador alcançado pela misericórdia divina; sou cristão como vocês e bispo para vocês. Sentado nesta cátedra sou mestre para vocês; pensando no único Mestre, sou discípulo como vocês na mesma escola de Jesus Cristo (cf. Santo Agostinho, Enarratio in Psalmos, 126, 3; PL 37, 1669; Pastores Gregis, 28). Segurando este báculo sou o pastor de vocês; pensando no Bom Pastor, sou ovelha como vocês. Presidindo esta Eucaristia dispenso para vocês os divinos mistérios que lhes santificam e ao mesmo tempo me recordo que também nasci para ser santo”.

Ao final da ação litúrgica o bispo foi acolhido pela família diocesana representada pelo prefeito municipal de Rubiataba, pelas religiosas, leigos, comunidade indígena e seu presbitério e recebeu ainda homenagem do Colégio Militar de Rubiataba que executou o Hino Municipal e Hino Nacional.

Gratidão

Com a posse do novo bispo termina a missão exercida pelo monsenhor Vanildo Fernandes da Mota como Administrador Diocesano. Dom Agamenilton destacou o trabalho e a dedicação do Monsenhor e do Colégio de Consultores:

“Monsenhor Vanildo, ao senhor a nossa gratidão e reconhecimento pelo seu trabalho como administrador diocesano unido aos padres do Colégio de Consultores. O amor, empenho, doação e zelo dos senhores por esta diocese me motivam a ser também assim”.

Fotos: Jamiro Arruda – Fonte: Diocese de Rubiataba-Mozarlândia