Dom Giovani Carlos celebra 52 anos de vida com celebração na Catedral Imaculado Coração de Maria, em Uruaçu

0
1075

Rogamos a intercessão do Imaculado Coração de Maria, padroeiro da Diocese de Uruaçu pela vida do nosso estimado Dom Giovani Carlos Caldas Barroca

Domingo, dia do Senhor, 14, às 19h, a Diocese de Uruaçu celebrou o aniversário natalício do seu bispo diocesano, na Catedral Imaculado Coração de Maria. A celebração teve a presença do padre Wanderson Pereira de Araújo, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Guia, em Campinorte e do pároco da Catedral, padre Franciel Lopes da Silva.

Dom Giovani comentou o episódio evangélico da cura do leproso narrado pelo evangelista Marcos (1, 40-45), apresentando os sinais da penitência “rasgar suas vestes”. Esse “rasgar as vestes” coloca uma doença ao nível de um pecado, de tão forte que era essa doença na época. Pede o leproso ao aproximar-se de Jesus para ser curado, diz: “Se queres, podes limpar-me.”

Prosseguindo, o bispo ressaltou: “aqui o leproso professa a fé em Jesus Cristo. Ele acredita no poder de curá-lo”. Em seguida, destacou dois significativos verbos presentes no Evangelho: “querer e poder”. Jesus tem a capacidade de curar. Ele nos ama. A grande dúvida do leproso era: “se queres tem o poder de curar”, disse o bispo. “A maior incapacidade daquele homem não era a lepra física e sim, o pecado, diante disso, chamamos de indisposição de fazer a vontade de Deus.”

Todavia, Jesus também fez dois pedidos ao leproso. “O pedido requer o seu poder, seu amor, a sua capacidade. Não basta a fé inicial do poder de Jesus Cristo. Entretanto, a fé possui quatro itens, são eles: Acreditar que Deus tem poder, isto é uma fé inicial e ela pressupõe a razão. Pois, Ele tem poder de fazer todas as coisas e de curar. A segunda é: não contes a ninguém e mostrar ao sacerdote. A terceira é a conversão. Ela só acontece quando dobramos a nossa vontade para celebrar a vontade de Deus. Aqui começa a conversão. Logo, a fé se transforma em caminho de conversão. Portanto, a minha conversão só acontece quando eu estou disposto a dobrar a minha vontade, e adequá-la à vontade de Deus. A quarta é a maturidade da fé e da conversão. Nesta, a pessoa está no caminho adiantado da conversão.”

Dom Giovani destacou que “muitas vezes procuramos a Deus somente para benefícios próprios. Peçamos a graça do Senhor na conversão, conversão da vontade, conversão do coração. Pedimos hoje a Deus a cura da nossa vontade rebelde”, disse o bispo.

Que o Senhor Jesus, O Bom Pastor continue a abençoar Dom Giovani, concedendo-lhe saúde, sabedoria, amor e paz no seu coração para continuar sua missão a frente da nossa Igreja Particular de Uruaçu.

Texto: Indra Liah
Fotografias: José Tomaz França – Pascom Paróquia Sant’Ana, Uruaçu(GO).