Ciclo teológico: tempo da configuração

O tempo de Seminário é dividido em três grandes partes, a saber: Propedêutico, Discipulado e Configuração. Tendo percorrido o itinerário de formação sacerdotal por quatro anos, o seminarista é convidado pela Igreja a dar um passo mais concreto em direção ao Ministério Ordenado. Esta última etapa é conhecida como “Configuração” a Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote. Estes quatro anos finais são dedicados aos estudos teológicos e ao intenso cultivo das virtudes sacerdotais aprendidas de Jesus, o Divino Mestre.

A Santa Igreja dispõe de uma “didática” cuidadosamente preparada para que seus filhos escolhidos para a mesma missão de Cristo neste mundo, vivam uma verdadeira experiência de “estar com o Senhor” , para aprender d’Ele todo o necessário ao seu futuro ministério. A sabedoria do Espírito Santo concede a todos, formandos e formadores, segundo suas capacidades e esforços, os dons necessários para realizarem a configuração a Jesus.

O caminho da Configuração que se inicia no Seminário é repleto de experiências marcantes e belas. O seminarista, consciente das implicações de suas escolhas, está agora em condições de pedir a Admissão às Ordens Sacras, rito pelo qual o Igreja reconhece publicamente a vocação sacerdotal de um jovem. O compromisso é feito por ambas as partes: a Igreja se compromete a cuidar desta jovem vocação, para amadureça, se consolide e produza muitos frutos. O seminarista se compromete a concluir sua formação com zelo e diligência, adequando-se sempre mais à vontade de Deus e às obrigações de seu estado de vida.

O Leitorado é o ministério que se recebe no segundo ano da Configuração. É impensável que um ministro sagrado não seja íntimo das Sagradas Escrituras; ainda mais, todas as suas palavras devem estar imbuídas da mensagem de Salvação sustentada pela Palavra de Deus. Como leitor oficial da Igreja, o seminarista deve crescer cada vez mais nesta intimidade e fomentar este mesmo amor em todos os que estão à sua volta.

No Acolitato a Igreja oferece ao seminarista a oportunidade de servir ao altar com mais propriedade. Partindo do fato de que a Eucaristia é o centro de toda a vida da Igreja, entende-se a importância capital deste ministério: o futuro sacerdote experimenta deste então a graça de estar sempre próximo do Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor, distribuindo-O também a seus irmãos.

Em síntese, a “iniciação à Configuração” que se dá de forma especial nos últimos quatro anos do Seminário e se estende por toda a vida do sacerdote é um caminho de conhecimento da Verdade, para que o seminarista contemple, se apaixone e se comprometa por toda a vida a responder ao chamado que Deus lhe fez.

Seminarista Thalys Oliveira Melo