O nosso refúgio é Deus. Nosso coração precisa repousar em Deus. A verdadeira paz e alegria só podemos encontrar em Deus. Com essas máximas, gostaria de iniciar essa homilia, da missa que rezamos em ação de graças por 28 anos de trabalho intenso e realização do Acampamento Maanaim em nossa Diocese.

Não ousei fazer os cálculos para descobrir quantos acampamentos foram organizados ao longo desse tempo, mas quero de modo ousado afirmar, que até aqui o Senhor nos ajudou, sempre com seu braço forte, e continuará ajudando.

O tempo que estamos inaugurando hoje não é um recomeço. Tendemos a imaginar recomeços quando algo não termina como esperado, então voltamos à estaca zero e recomeçamos. Logicamente, muitas vezes ao longo da vida precisaremos recomeçar, isso é necessário, é importante, mas não é o que está acontecendo agora.

A todos os que já foram coordenadores diocesanos e equipe de trabalho, digo o seguinte: O Espírito Santo os inspirou, fortaleceu, e ajudou a discernir os caminhos que precisavam ser percorridos para chegarmos nesse momento. Estamos aqui hoje porque vocês abriram a trilha, atravessaram o bosque e venceram os desafios. Porque vocês tiveram fé, acreditaram uns nos outros, formaram uma verdadeira comunidade onde Cristo é o centro. Por tudo isso, me parece oportuno declarar: o desafio foi concluído.

A caminhada que a nova equipe diocesana do Maanaim vai realizar é uma caminhada de continuidade, onde cada passo que já foi dado será valorizado, pois entendemos que o que foi construído, aconteceu com o custo de grandes renúncias, sacrifícios, oração, empenho e suor. Como Jesus no Evangelho, que parte da lei e dos profetas do AT para um novo momento de anúncio do Reino no NT, desejamos dar continuidade a esse belo caminho que vem sendo feito a 28 anos.

No entanto, a caminhada de continuidade que desejamos é guiada pelo Espírito Santo, que age sempre de formas novas e surpreendentes. É o Espírito Santo que atualiza a missão redentora de Cristo a partir dos seus discípulos, Ele o grande protagonista no processo de conversão que acontece no coração do homem.

Nós queremos estar abertos ao Espírito Santo! Escancaramos as portas dos nossos corações a Ele. Cientes das nossas fragilidades e impotências, desejamos que a nossa vida seja completada pela força de Deus. A todos os que estão assumindo novas responsabilidades nessa equipe diocesana, eu gostaria de afirmar: Cristo parecia pequeno e frágil na cruz, impotente até, mas no final venceu, porque permaneceu fiel aos desígnios do Pai. Como padre, e diretor espiritual do Acampamento Maanaim, quero profetizar: a intensidade da nossa radicalidade ao Evangelho de Cristo será a medida do nosso sucesso nessa empreitada.

Família Maanaim, é muito bom nos encontramos hoje. Hoje é realmente o sexto dia. Gostaria de perguntar a cada um de vocês: Como tem sido o sexto dia de vocês? Eu, particularmente, continuo descobrindo algumas coisas, me deparo vez e outra com algo que me assusta, vez e outra percebo uma lágrima, experimento um medo, uma inquietação. Mas, procuro cumprir com minhas tarefas. Vocês têm se esforçado para cumprir as de vocês? Vocês têm buscado viver o despojamento que aprendemos? Tem buscado colaborar com o próximo? Amar o próximo? Praticar a humildade? Vocês têm sido disponíveis e solícitos nas paróquias onde moram? Vocês têm aceitado com amor as propostas que Deus está fazendo? E eu quero sublinhar a palavra “proposta”, porque você é livre, Deus respeita isso, e é por isso que minha última pergunta é: Para onde a sua liberdade tem te levado?

O amor verdadeiro exige a liberdade. Não podemos amar realmente se não somos livres. O pecado é uma ilusão, uma máscara que vestimos para afirmar algo que não somos. É um grande engano achar que quem está vivendo em estado de pecado mortal pode ser feliz, que pode ter o seu coração preenchido. Só Deus, queridos filhos, pode saciar a sede que possuímos. Lembram da samaritana? Que indo buscar água no poço encontrou-se com Jesus? O senhor disse para ela: essa água não matará realmente a sua sede, mas se tomares da água que te der, nunca mais sentirá sede.

O Maanaim é o lugar da fonte. É o lugar onde a verdade e a liberdade se manifestam em toda a sua força. É aqui o acampamento de Deus!

Pe. Roberto César Braga
Diretor Espiritual