CNBB transmitirá a cerimônia na qual os arcebispos de Brasília (DF) e Manaus (AM) serão criados cardeais no próximo dia 27 de agosto

[ad_1]

Direto de Roma, onde encontra-se em preparação para o oitavo Consistório Ordinário Público para a criação de novos cardeais convocado pelo Papa Francisco para o próximo dia 27 de agosto, o arcebispo de Brasília (DF), dom Paulo Cezar da Costa, que será um dos 21 cardeais que serão criados, falou de suas expectativas ao portal da CNBB: “Estou, em Roma, me preparando para receber o cardinalato. Tenho pedido a graça, ao Senhor, de ser um servidor do Povo de Deus, ajudando o papa Francisco”.

O Consistório Ordinário Público será realizado na Basílica de São Pedro, a partir das 16h (horário do Vaticano). A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vai transmitir, ao vivo, em suas redes sociais (Youtube, Facebook e Twitter), o Consistório Ordinário Público para a criação de novos cardeais e para o voto de algumas causas de canonização, a partir das 11h horário de Brasília.

O arcebispo de Brasília, dom Paulo Cezar, que será criado cardeal. | Foto: arquivo pessoal.

Nesta quinta-feira, 25 de agosto, o arcebispo de Brasília concedeu entrevista a Rádio Vaticano – Vatican News na qual expressou o sentimento com a escolha do Papa.Sentimento de gratidão sentimento de gratidão por aquilo que o Papa Francisco está fazendo, seja pela Igreja do Brasil, pela Igreja de Brasília, e ao mesmo tempo sentimento do amor misericordioso de Deus para comigo.

Os nomes de dom Paulo e de dom Leonardo Steiner integram a lista de 21 novos cardeais que serão criados anunciados na conclusão do Regina Coeli no domingo, 29 de maio, na festa da Ascensão do Senhor,  pelo Papa Francisco. O portal da CNBB não conseguiu o contato com dom Leonardo Steiner.

O oitavo consistório do pontificado de Francisco acontecerá em 27 de agosto. A partir desse dia, o Colégio de Cardeais passará a contar com 229 cardeais. O último conclave foi em 28 de novembro de 2020, ainda na plena pandemia. Segunda e terça-feira, 29 e 30 de agosto, haverá um encontro de cardeais para refletir sobre a nova Constituição Apostólica, Praedicate Evangelium, que entrou em vigor em 5 de junho.

Cardeais do Brasil atualmente:

Nomeados pelo Papa Bento XVI

Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo (SP)
Dom Raymundo Damasceno, arcebispo emérito de Aparecida (SP)
Dom Assis João Braz de Aviz, atual prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano

Nomeados pelo Papa Francisco
Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro (RJ)
Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador (Primaz do Brasil)

[ad_2]

Source link