O santuário da Guadalupana: a Virgem padroeira da América Latina

0
428

nossa_senhora_de_guadalupeNossa Senhora de Guadalupe! Quantas vezes já pronunciamos esta invocação de amor? Os latino-americanos, de língua espanhola, aprenderam a chamar a Virgem, Mãe de Jesus, de La Guadalupana! Seu santuário, no México, é provavelmente o Santuário Mariano mais visitado do mundo.

Sua história? Em 1531, um índio asteca chamado Juan Diego, no monte Tepeyac, teve um encontro místico-espiritual com Maria, a mãe de Jesus. Seu pedido era simples: Juan Diego deveria pedir ao bispo local, o franciscano Frei Juan de Zumárraga, que construísse naquele local uma igreja dedicada a ela, onde muitos corações seriam curados e encontrariam o amor de seu Filho Jesus.

O bispo, de imediato, não acreditou na palavra de Juan Diego, e foram precisos ainda mais três encontros com a Virgem para que tudo ficasse claro. Somente quando Nossa Senhora pede a Juan Diego que ofereça rosas ao bispo, como prova de sua presença, é que tudo se esclarece, e Dom Zumárraga percebe que o extraordinário de Deus está ali presente. Envolvidas em seu tilma, uma veste típica da região, Juan Diego leva as rosas, colhidas no inverno, onde elas jamais brotariam em situação normal. Ao depositar aos pés do franciscanos as rosas frescas, revela-se, estampada no manto de Juan Diego, a imagem daquela que hoje chamamos de Virgem de Guadalupe! Deus manifestou seu amor pela América Latina!

A Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe acolhe quase 20 milhões de peregrinos anualmente.Imediatamente começou-se a construção de uma Igreja e hoje, no México, a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe acolhe quase 20 milhões de peregrinos anualmente. A Igreja Antiga começou a ser construída em 1531 e foi dedicada em 1709. O fluxo crescente de peregrinos e as condições estruturais da Velha Igreja fizeram com que, em 1974 fosse iniciada a construção da Nova Basílica. Hoje, as duas igrejas são os principais locais de encontro dos peregrinos com a Virgem Maria, Mãe de Guadalupe.

Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe no México (credito Creative Commons - CC 2.0)

Os papas da Igreja sempre tiveram um apreço especial pelo Santuário de Guadalupe. Ela foi homenageada por 24 pontífices ao longo de sua história. O agora santificado Papa João Paulo II esteve na cidade do México por três vezes, em 1979, 1990 e 1999. E em 2002, este mesmo santo Papa canonizou Juan Diego em Roma! Certamente La Guadalupana é um dos títulos mais venerados e amados em todo mundo! Nossa Senhora de Guadalupe foi declarada “Padroeira de toda a América” pelo Papa Pio XII no dia 12 de outubro de 1945.

Para se chegar às duas basílicas, o peregrino deve seguir pela Via de Guadalupe, chamada de “Villita” pelos mexicanos, ao norte da cidade do México. A Antiga Igreja Basílica, chamada de Templo Expiatório de Cristo Rei, é toda adornada de mármore e tem as imagens de Juan Diego e de Dom Zamárraga. Ali ficou exposta a tilma (manto) de Juan Diego até 1974, quando foram trasladadas para a nova Igreja. A nova Basílica comporta 10 mil pessoas sentadas, e em dias festivos chega a acolher mais de 40 mil peregrinos simultaneamente em seu interior. Anexo ao Santuário é possível encontrar o Museu da Guadalupana, com mais de 1500 peças em exposição, entre elas arte sacra e arte contemporânea do povo mexicano.

Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós!