Seguem os preparativos para o “Pátio dos Gentios” que se realizará entre 26 e 29 de novembro de 2014, nas cidades argentinas de Buenos Aires e Córdoba. Para informar sobre os avanços, se reuniram com o Cardeal Gianfranco Ravasi (foto), presidente do Pontifício Conselho da Cultura, no dia 27 de junho, em Roma, o presidente do Fórum Ecumênico Social, padre Francesco Ballarini, acompanhado por Gonzalo Verdomar Weiss, titular do Conselho Consultivo e o Reverendo Carlos Diaz Veja, integrante da equipe de colaboradores do Pontifício Conselho.
O Pátio dos Gentios é uma iniciativa do Vaticano, ligado ao Pontifício Conselho da Cultura, que visa favorecer o intercâmbio e o encontro entre crentes e não crentes. A primeira reunião ocorreu em março de 2011 em Paris, pela iniciativa do então Papa Bento XVI. O encontro já se concretizou em várias cidades da Europa e da América, e agora acontecerá na Argentina.
Depois de uma reunião organizada pelo Fórum Ecumênico Social na Universidade de Bolonha sobre a economia do bem comum, em maio de 2013, o professor Stefano Zamagni, assessor do Vaticano, sugeriu realizar o Pátio dos Gentios na Argentina. Haverá debates sobre diversos temas, dentro os quais um sobre o escritor argentino Jorge Luis Borges, com o tema “Borges e a transcendência.” Haverá também espetáculos de música, dança e teatro, além de exposições.
O fórum continuará assim seu projeto “Diálogo Intercultural e Responsabilidade Social”, que há mais de uma década conta com a participação de destacados intelectuais e artistas da Argentina e do exterior, diretores de empresas e ONGs, religiosos de diversas confissões, políticos e funcionários. O Cardeal Ravasi expressou particular interesse pela figura de Borges e, depois, realizou a intermediação para que Maria Kodama, presidente da Fundação Internacional Jorge Luis Borges, saudasse o Papa Francisco e lhe entregasse pessoalmente a obra completa deste escritor.
Por RádioVaticano