Mês de Agosto: Primeira Semana – Vocação Sacerdotal

O Papa Francisco define a vocação sacerdotal da seguinte maneira: “Ser sacerdote significa arriscar a vida pelo Senhor e pelos irmãos, carregando na própria carne as alegrias e angústias do povo, dedicando tempo e escuta para curar as feridas dos outros, oferecendo a todos a ternura do Pai”.

Ser padre é estar entregue ao próximo, à serviço do povo de Deus, a vocação para sacerdote não é mérito pessoal, mas um chamado de Cristo. É Ele quem escolhe os vocacionados e que os envia em missão. Pelo Nome de Deus, o sacerdote se coloca a serviço da comunidade cristã, na missão de acolher, perdoar, unir e motivar a vivência da fé. Essa definição não é feita por acaso, Jesus disse: “Quem quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga” (Lc 9,23).

A vida sacerdotal não é uma escolha, é antes um chamado. A vocação sacerdotal é uma graça divina destinada a alguns pelo próprio Deus. Deus, em Sua misericórdia, escolhe alguns homens para servi-Lo em meio ao Seu povo como pastores. Desse modo, eles devem guiar e orientar os filhos de Deus à luz do Evangelho e na vivência dos sacramentos. “Deus vive, e precisa de homens que vivam para Ele e O levem aos outros”, assim se expressou o Papa emérito Bento XVI numa carta dirigida aos seminaristas, em 2010.

Existem alguns sinais em seu interior que te ajudam a discernir a vocação sacerdotal. Por isso, uma observação de si mesmo pode ser de grande ajuda nesse processo.

Mas, o que devo observar? Quais são esses sinais?
Primeiramente, você precisa pedir ao Espírito Santo que te ajude a descobrir a verdade sobre si mesmo. Portanto, é necessário buscar se conhecer como Deus te conhece. Então, olhe para si mesmo a partir dos olhos de Deus.

Vamos então aos sinais que podem indicar a vocação sacerdotal e te ajudar a discernir.

Primeiro, faça alguns questionamentos para si mesmo:
• Tenho aprofundado minha espiritualidade?
• Gosto de me dedicar à oração?
• Procuro instruir-me acerca das questões da fé?
• Tenho amor pelos sacramentos?
• Procuro vivê-los com intensidade?
• Tenho aproveitado as graças que posso alcançar com o sacramento da confissão e da sagrada Eucaristia?
• Carrego dentro de mim o desejo de servir?
• Preocupo-me mais com as necessidades do outro do que com as minhas próprias?
• Dedico-me mais à Igreja do que aos meus compromissos pessoais?
• Sou chamado à vida celibatária?
Como discernir a vocação sacerdotal em 4 passos:
Discernir a vocação sacerdotal é um processo demorado. Logo, não adianta ter pressa e querer uma confirmação de maneira instantânea. O caminho é longo, exige paciência e confiança na Providência Divina.

1. Vida de Oração (intimidade com Deus)
Procure se aproximar cada vez mais de Deus por meio desse diálogo, colocando a sua vida à disposição do Senhor.
Santo Afonso Ligório já dizia: “Devemos rezar para saber o que Deus quer de nós e lhe pedir sua ajuda para cumprir a Sua vontade”.

2. Direção Espiritual
Inicialmente, procure o auxílio de um padre para discernir a vocação sacerdotal. Ele será para você a voz do próprio Deus a te orientar.

3. Conviva com os sacerdotes
Aproxime-se mais do sacerdote da sua paróquia.
Se um amigo pode nos ajudar a enxergar mais claramente os fatos, um amigo sacerdote muito mais poderá clarear a visão sobre a vocação sacerdotal.

4. Sirva aos necessitados
No serviço ao próximo nos assemelhamos a Deus. O próprio Cristo nos indicou que assim devemos agir quando disse: “Sede misericordiosos para com os outros, assim como vosso Pai é misericordioso para convosco” (Lc 6,36).
Por fim, a vocação ao sacerdócio é um mistério de amor entre Deus que, por amor, chama o homem que, também por amor, responde-lhe livremente. Um chamado para ser a ponte entre Deus e os homens, um chamado a continuar no mundo e salvá-lo, mas não ser mais do mundo. É a decisão de um jovem que quer dedicar a vida para ajudar aos irmãos a salvarem suas almas e a tornar este mundo mais conforme com o que Deus pensou. Reze pela sua vocação e não tenha medo de dar a sua resposta, Cristo te chama, qual a sua resposta? Nesta semana em que somos convidados a Rezar pelos Sacerdotes, intensifiquemos nossas orações e supliquemos ao Senhor que envie operários.

Rezemos Juntos:
Oração do Ano Vocacional
Senhor Jesus,
enviado do Pai e Ungido do Espírito Santo,
que fazeis os corações arderem e os
pés se colocarem a caminho,
ajudai-nos a discernir a graça do vosso
chamado e a urgência da missão.
Continuai a encantar famílias, crianças,
adolescentes, jovens e adultos,
para que sejam capazes de sonhar e se entregar,
com generosidade e vigor,
a serviço do Reino,
em vossa Igreja e no mundo.
Despertai as novas gerações para a
vocação aos Ministérios Leigos,
ao Matrimônio, à Vida Consagrada
e aos Ministérios Ordenados.
Maria, Mãe, Mestra e Discípula Missionária,
ensinai-nos a ouvir o Evangelho da Vocação
e a responder com alegria.

Amém!

Pe. Ricardo Henrique Silva