Discernimento vocacional: o que Deus tem para mim?

0
1039

O que quero ser e fazer? Estas perguntas acompanham o processo de descoberta da vocação. Deus nos chama a vida, daí nos tornamos filhos pelo batismo, o Senhor nos configura a Ele, neste caminho de configuração ele faz a cada um de nós um convite, a sermos Santos, nos fazendo um chamado por meio de uma vocação específica, seja ao Sacerdócio, a vida religiosa, consagrada e matrimonial.

Para tal precisamos discernir por meio da Palavra, da Oração, da Escuta, o que o Senhor tem a cada um de nós. No ordinário da vida precisamos nos colocar na escuta de Deus, permitir que ele nos fale por meio dos sinais, das realidades do dia a dia.

Como se dá esse processo de discernimento Vocacional?

Primeiro passo, é a abertura do coração para o chamado de Deus, deixá-lo tocar no coração, conhecer-se a si mesmo. Para que este processo aconteça da melhor forma é bom a partir dos primeiros traços ter contato com um sacerdote se possível da paróquia e por meio de um encontro chamado de direção espiritual iniciar um acompanhamento para sanar as dúvidas e inquietações.

Apresento Sete passos precisos para a compreensão do Discernimento Vocacional:

1) ORAÇÃO: “Senhor, que queres que eu faça?” (Atos 22,10)

2) PERCEPÇÃO: Para descobrir o que Deus quer, você tem que ouvir, observar e fazer a experiência. Ouça seu coração: o que é que você quer? Aprenda a observar as pessoas ao seu redor: o que Jesus está dizendo a você pela sua pobreza, sua ignorância, sua dor, seus desesperos, a necessidade de Deus.

3) INFORMAÇÃO: Mantenha-se informado sobre o que é sua missão específica e quais são os meios, os apostolados, que são utilizados para alcançá-lo.

4) REFLEXÃO: Em que sinais concretos você crê que Deus está te chamando? Que razões você tem para ele, ou não, para realizar ou não este caminho? O que é que o(a) atrai?

5) DECISÃO: “Enquanto desciam pela rua, ele lhe disse:” Eu te seguirei aonde quer que vá” (Lc 9, 57). A decisão é um passo na fé, um ato de confiança com seu amigo Jesus.

6) AGIR: Tome uma atitude! “Indo mais longe, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com seu pai Zebedeu, consertando as redes; e ele os chamou. Imediatamente eles deixaram o barco e seu pai e seguiu-o” (Mt 4, 21-22).
Com sua decisão você também compromete todo o seu passado e futuro. A única maneira de realizar o plano de Deus na vida é a fidelidade de todos os dias. viver cada momento, de acordo com o que decidiu, você dirige todos os seus passos em direção à meta. E quando aparecem as dificuldades? Persevere! Prepare-se para a luta, você terá de enfrentar problemas e superar os obstáculos. Jesus diz: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e me siga “(Lc 9, 23).

7) ACOMPANHAMENTO VOCACIONAL/ DIREÇÃO ESPIRITUAL: A direção espiritual, na realidade, não é apenas mais um passo no processo de discernimento vocacional, é um meio, que você pode lucrar em cada uma das etapas vistas antes. O diretor espiritual irá motivá-lo para você rezar e entender os sinais da vontade de Deus. Vai ajudá-lo a se preparar adequadamente para entrar em uma casa de formação. Se é verdade que a vocação é um chamado pessoal de Deus, ninguém pode ouvir esse chamado por você, por isso, você precisa ter alguém para acompanhá-lo em seu discernimento vocacional, pois escutando o Chamado de Deus, irá partilhar com outra pessoa essa voz que está a escutar.

O discernimento do plano de Deus, é necessário fazer com a mediação da Igreja. Descobrir a vocação não é fácil, mas não impossível. Se você partiu com sinceridade a buscar a vontade de Deus, e percebeu os passos que sugerimos, acho que você pode entender. Deus é o primeiro interessado em que você possa descobrir e perceber sua vocação. Se coloque na escuta do chamado de Deus em sua Vida. Ele chama qual a sua resposta?

Pe. Ricardo Henrique Silva
Promotor Vocacional