O Evangelho de São Mateus e o sermão de Jesus na montanha

Prezados irmãos e irmãs, leitores do nosso site, a Tradição cristã concede o primeiro lugar entre os Evangelhos canônicos ao texto atribuído a São Mateus. No dia de hoje, que celebramos a sua festa, queremos discorrer sobre essa figura muito importante para a nossa fé e aprofundar parte da sua obra.

“O nome Mateus é segundo a etimologia hebraica equivalente às formas Matatias, Matias, da mesma língua, ao nome grego Teodoro, à designação latina Adeodato, que significa dom de Deus” (BETTENCOURT, 1960, pg. 90). Esse personagem notável da bíblia era cobrador de impostos, depois foi integrado ao grupo dos doze apóstolos. Passando pela cidade de Carfananum, Jesus o chama, e nos narra o texto sagrado que tendo ouvido o chamado “levantou-se e o seguiu” (Mt 9,9). Após a ressurreição, obedecendo ao mandato missional do Senhor, “ide e fazei discípulos todos os povos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28,19), viveu as últimas instâncias da caridade e tornou-se mártir ao derramar seu sangue na Etiópia.

Algumas evidências literárias apontam que a escrita do seu Evangelho tinha como objetivo alcançar os judeus da Palestina. Sto. Irineu, Orígenes, Eusébio, São Jerônimo e Papias de Hierápolis afirmam que esse texto foi escrito em aramaico, bastante comum entre os hebreus após o exílio babilônico. O autor pressupõe que os seus leitores conheciam a língua aramaica e os próprios costumes judaicos e a geografia da Palestina, pois alude a esses tópicos sem maiores explicações (BETTENCOURT, 1960, pg. 92).

Nesta obra, “a figura do Cristo se salienta sobre o fundo do Antigo Testamento, fazendo as vezes do novo Moisés a promulgar a Lei perfeita disposta em cinco grandes sermões monumentais” (BETTENCOURT, 1960, pg. 87), daí esse Evangelho ser chamado de Novo Pentateuco. Entre esses sermões, nos deteremos hoje naquele feito na montanha, que encontramos nos capítulos 5, 6 e 7.

O texto nos mostra logo de início Jesus ensinando em cima do monte. O monte é o púlpito de Nosso Senhor, é onde Ele se detém para ensinar com autoridade. Esta elevação deixa entrever Jesus que se revela como mestre e que ensina seus companheiros. O monte é o auditório onde Jesus prega as verdades eternas.

Um dado importante dessa prédica é a menção às bem-aventuranças. Elas nos impulsionam em direção ao nosso fim último e proporcionam uma felicidade mais perfeita. Resultam na conquista da santidade e no encontro com Deus. É bem-aventurado, segundo o Senhor, os pobres de espírito, os mansos, os que choram (pois serão consolados), os que tem fome e sede de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os promotores da paz e os que são perseguidos por causa da justiça (Mt 5,3-12).

Vemos como o sermão vai se desenvolvendo numa série de declarações magistrais, que estabelecem a base do novo tempo inaugurado por Jesus. O discípulo de Cristo é chamado a agir em relação ao próximo com generosidade, retidão, simplicidade, sinceridade e amabilidade (Mt 5,21-26). Deve evitar ser severo com arrogância (Mt 7,1-5), e ser bem desconfiado de si mesmo. Em suma, temos sempre que procurar imitar nosso Pai que está no céu (B. ORCHARD; E. F. SUTCLIFFE, 1957, pp. 359-360). A ideia da Paternidade Divina perpassa todo o discurso. Somos chamados por Cristo a viver no amor filial. É o próprio Cristo quem coloca a palavra “Pai” em nossas bocas quando nos ensina a rezar (Mt 6,9).
Portanto, toda a nova moral, o caminho de conversão que Jesus aponta nesse texto, tem como fonte principal o amor. O amor pode exigir mais que o temor pode mandar. Antes, erámos orientados pela lei somente, que incutia em nossos corações o temor e o medo das punições para os que a transgredissem. Agora, com a chegada da plenitude dos tempos, somos libertados pelo amor gratuito de Deus manifestado através de Cristo. Isso não significa que a lei se tornou uma realidade descartável. O que Jesus quer nos mostrar é que a lei em si mesma não pode penetrar de maneira suficiente o coração do homem. Somente com a caridade, a lei chega a sua plena perfeição.

Exatamente por isso, nós, homens cristãos de verdadeira fé, estamos ligados ao anúncio da verdade. O batismo implica um compromisso real com a pessoa divina de Jesus Cristo e com o Reino dos Céus. Seremos livres quando estivermos totalmente voltados para Deus. Seremos justos quando submetermos as leis que regem nossa sociedade ao escrutínio da fé e do amor.

Diác. Roberto César Braga
Diocese de Uruaçu

Referências:

BETTENCOURT, Estevão. Para entender os Evangelhos. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Livraria Agir Editora, 1960.
B. ORCHARD; E. F. SUTCLIFFE; R. C. FULLER; R. RUSSEL. Verbum Dei. 1ª Ed. Barcelona: Editorial Herder, 1957.