“Vocação é Escuta, Discernimento e Vida”

0
556

No último dia 30 de janeiro, sábado, a Pastoral Vocacional Diocesana se encontrou com alguns membros e coordenadores das equipes vocacionais paroquiais para uma formação e atualização do trabalho vocacional realizado em nossas paroquias. No decorrer do encontro vimos o quanto precisamos escutar, discernir, para responder a uma vocação. Deus utiliza de sinais, até da própria Palavra para nos chamar. É preciso estarmos atentos à leitura e escuta orante de sua Palavra, pois o próprio Deus agindo no tempo e na história continua a chamar homens e mulheres cujo coração se encontre aberto a fazer sua vontade.

Todos nós somos chamados a uma vocação, primeiro o chamado universal, à Santidade e segundo a uma vocação específica. O Papa Francisco descreve que nossa vida e presença no mundo, são frutos de uma vocação divina. O sentido da nossa existência é para amar e servir a Deus foi para isso que Deus nos chamou a este mundo.

A vocação é o encontro de duas vontades:
* Uma iniciativa gratuita da parte de Deus.
* Um impulso interior de cada pessoa que responde…

O mesmo Deus que chamou os profetas e seus discípulos continua a nos chamar por amor e desejo de nos salvar, pois vocação não significa apenas fazer algo, mas Ser em primeiro, estar na presença Dele, viver uma comunhão de amor e numa profunda intimidade e entrega do nosso coração a Ele, deixar que faça morada dentro de nós É preciso responder ao chamado do Pai, com um coração de filho que se deixa ser atraído pelo amor do Pai, que ama, cuida e nos trata como filhos. Não servimos como empregados, mas a vocação é atitude e resposta de filho responsável que deseja como Cristo, fazer a vontade do Pai.

Se ouvires a voz de Deus, não fecheis o vosso coração, diga Sim…, aqui estou…, envia-me…. Essa foi a resposta de muitos. Qual será a sua? A Messe é grande e os Operários são poucos, peçamos ao Senhor da Messe que envie Operários. Foi um dia de formação bastante proveitoso, vimos a urgência de rezarmos pelas vocações sem cessar e desenvolver este trabalho vocacional em nossas realidades paroquiais.
Rezemos pelas Vocações!

Elaine Melquiades (Comunidade Católica Nova Aliança)