Vocação Missionária

vocacao

O chamado de Deus à missão não se dirige a uma determinada vocação, mas a todas as vocações específicas. Missionário é o cristão, como leigo, consagrado, religioso ou sacerdote que vive a transmissão da fé na alegria do Evangelho. O próprio Jesus Cristo é o missionário do Pai, enviado pelo Pai, (Jo, 4, 34: 3, 17; 5, 24.36-38; 8, 42; 9, 7; 11, 42; 17, 8.21-25). Deus enviou Cristo ao mundo para que Ele realizasse Sua vontade (Hb 10, 7). Após a Morte de Jesus, vencendo a Morte, Ressuscitado dos mortos, concede aos seus discípulos prontamente o Espírito Santo soprando sobre eles (Jo 20, 22). Assim, por conseguinte, a missão de Cristo e do Espírito Santo, torna-se missão da Igreja (cf. Jo 20, 21)

A vocação missionária é a vocação de toda a Igreja, pois “A Igreja peregrina é, por sua natureza, missionária, visto que tem a sua origem, segundo o desígnio de Deus Pai, na “missão do Filho e do Espírito Santo” (AG 2). Desta forma, a Igreja tem em sua essência a missionariedade e logo, todos os membros incorporados à ela por meio do batismo devem tomar sempre mais a consciência da propagação da fé e da Boa Nova do Reino.

Neste âmbito, a vocação missionária deve estar para as demais vocações como diretriz, fundamento, capaz de alicerçar cada uma delas no “envio do anúncio, do testemunho e da difusão do mistério da comunhão da Santíssima Trindade” (cf. CEC 738). A saber, que este mistério da comunhão da Santíssima Trindade se estabelece sobretudo no Amor; no Amor doado, no Amor Amado. De tal modo, a vocação missionária necessita ser vivida no Amor.

A vivência de uma autêntica e consciente vocação missionária, provém de um coração ardoroso, tomado pela Palavra de Deus, bem como, de um profundo desejo de ter sido encontrado por Cristo e querer que todos experimentem a alegria deste encontro.

Assim, a missão circunda e integra todas as vocações. O missionário está sempre ao encontro do outro, em saída, em um sair de si, buscando incansavelmente concretizar o mandato de Jesus: “Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudo quando vos ordenei. E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mt 28, 19-20).

Sem. Raynner Leonardo Ferreira Flor
Diocese de Uruaçu, GO