Dom Messias toma posse da Diocese de Teófilo Otoni: “Não quero ser o Pastor que somente vê as feridas das ovelhas, mas aquele que traz o remédio”

Concluída a sua missão na Diocese de Uruaçu (GO) após 12 anos, Dom Messias dos Reis Silveira tomou posse da Diocese de Teófilo Otoni (MG) como seu sexto bispo diocesano. Uma forte e intensa chuva caiu no momento marcado para a celebração (17h), como que aplaudindo e abençoando o início do pastoreio do novo bispo diocesano.

Na celebração eucarística, Dom Darci Nicioli, metropolita e arcebispo de Diamantina (MG) foi quem acolheu e entregou o báculo ao novo bispo. “É um bispo com o coração missionário pelo batismo e também por inspiração de Santo Afonso Maria de Ligório, pai dos Missionários Redentoristas onde Dom Messias começou sua missão. Dom Messias é a pessoa certa, no lugar certo”, disse. Aos diocesanos de Uruaçu, Dom Darci pediu uma salva de palmas e comentou: “Muito obrigado à Igreja de Uruaçu que nos dá esse presentão, sinal de que é viva, partilha, e não pensa somente em si mesma. Vocês estão dando a nós uma grande preciosidade. Tenham certeza da nossa oração por aquela Igreja, por vocês que são a Igreja de Uruaçu, para que Deus envie um novo pastor”.

Dom Messias recebeu o báculo das mãos de Dom Darci e sentou-se na Cátedra da Catedral Imaculada Conceição, para tornar-se o sexto bispo diocesano de Teófilo Otoni. Em sua homilia, o novo bispo comentou que está “entrando na História da Igreja de Teófilo Otoni” e que irá fazer um pastoreio com sua presença, mas com as marcas de Cristo. Ele disse aos presentes que lotaram a Catedral, que não vem sozinho, mas enviado por Deus, acompanhado pela sua história “vivida na família, no seminário, na minha diocese de origem e na Diocese de Uruaçu. É chegado o momento de iniciar a minha nova missão aqui nesta já amada Diocese Teófilo Otoni”.

Na terra das pedras preciosas, Dom Messias afirmou que a mais preciosa das pedras estará sempre à frente de seu caminhar pastoral. “Sei que esta é uma cidade de pedras preciosas. Aqui existe uma pedra mais preciosa que está para além daquelas procuradas pelos garimpeiros e mercadores. Penso que cheguei no campo onde tem um precioso tesouro escondido. Jesus, a pedra fundamental da Igreja está aqui no nosso meio. Vamos descobri-lo. Jesus disse que quando alguém descobre que num campo tem um tesouro, faz todo o esforço possível para adquirir esse campo. A Diocese de Teófilo Otoni é o campo da minha missão no qual preciso descobrir e investir todo o meu amor”.

Um momento forte nas palavras do novo pastor de Teófilo Otoni se deu também quando ele disse que caminhará com o povo em todas as situações. “Quero amar, doar minha vida e sacrificar-me por vocês, pois um dia diante de Deus devo dizer qual foi o meu jeito de amar. Não quero ser o Pastor que somente vê as feridas das ovelhas, mas aquele que traz o remédio. Não quero apenas enxugar as lágrimas de vocês, mas muitas vezes vou chorar com vocês. Não quero apenas ser luz, mas ser também a cera que se consome para que a luz permaneça acesa. Não quero apenas trazer a água que refaz, mas aquele que ajuda a descobrir o caminho da fonte. Especialmente a fonte que nos fez discípulos de Jesus, o Batismo”.

O seu pastoreio será também para os pobres. “Vamos viver uma Diocese que cuida especialmente dos mais necessitados. Para isso precisamos estar unidos. Unidade não se cria por decreto, mas pela vivência. Quero viver no meio de vocês. O Pastor deve ser sinal de unidade e deve ser o primeiro a estar disposto a dar vida pelo rebanho. Se alguém tiver que sofrer por causa de Cristo, seja eu o primeiro a estar disposto a este sacrifício”.

Participaram da celebração fiéis da Diocese de Teófilo Otoni e da Diocese de Guaxupé (MG), da Diocese de Uruaçu. Concelebraram com Dom Messias, Dom Darci José Nicioli, Arcebispo Metropolitano de Diamantina (MG); Dom José Carlos Brandão Cabral, bispo de Almenara-(MG); Dom Marcelo Romano, bispo de Araçuaí (MG); Dom Antônio Carlos Félix; bispo de Governador Valadares (MG); Dom José Lanza Neto, da Diocese de Guaxupe (MG); Dom José Luiz Majella, bispo de Pouso Alegre (MG); Dom Aloísio Vitral, bispo de Sete Lagoas (MG); Dom Adair José Guimarães, bispo de Rubiataba-Mozarlândia (GO). Presbíteros das Dioceses de Diocese de Uruaçu, Teófilo Otoni e de Guaxupé, além de religiosos, religiosas e consagrados também marcaram presença.

Fotos: Comunidade Coração Fiel

Leia homilia na íntegra