Comunicação e Espiritualidade em Destaque: Encontro Diocesano da Pascom na Paróquia São Sebastião de Uruaçu

No dia 05/05, os agentes da Pastoral da Comunicação da nossa diocese se reuniram na Paróquia São Sebastião em Uruaçu para o Encontro Diocesano da PASCOM. O dia começou com um forte momento de oração conduzido pela Comunidade Coração Fiel, apresentação da nova equipe diocesana e em seguida pela articulação sobre LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e Inteligência Artificial. A palestra sobre LGPD foi conduzida pela Daryane Santos, advogada, agente da PASCOM e membro da equipe diocesana.

Durante a tarde, os participantes participaram de um bate-papo formativo sobre fotografia com o fotógrafo, videomaker e pasconeiro Marco Tulio Alves , onde puderam compartilhar experiências e esclarecer dúvidas técnicas sobre o tema. O encontro encerrou com a Santa Missa, presidida por Dom Giovani e concelebrada pelo Pe. Eguimar, assessor eclesiástico da Pascom, que trouxeram inspiração e reflexão.

Na homilia, Dom Giovani compartilhou direcionamentos para a Pascom, inspirado nas palavras do evangelho: “Na PASCOM nós não somos repetidores de imagens e de palavras, mas precisamos também nos incluir nas palavras, no movimento. O amor de Deus não deve parar em nós, ele deve ser transmitido, porque ele movimenta.” E acrescentou:

“Peçamos ao Senhor para sermos transmissores, não meros comunicadores ou repetidores. Transmitir não apenas imagens e frases, mas a verdade. Ser alcançados pela grande verdade do amor de Deus, transmitindo não só por imagens e palavras, mas principalmente pela vida.”

Ao concluir a missa, Dom Giovani expressou sua gratidão aos agentes da PASCOM: “Quero agradecer a você da PASCOM pelo seu trabalho desde a pandemia, você foi essencial. Não quero agradecer apenas pelo seu trabalho, eu quero agradecer por você, porque você é importante na vida da Igreja. Muito obrigado pelo seu sim a Deus, e, consequentemente, a esse trabalho tão lindo. Muito obrigada.”

Padre Eguimar, ao final da celebração, agradeceu a presença de Dom Giovani e compartilhou uma mensagem inspiradora com os participantes: “Peço para que ao voltarem para a paróquia de vocês, voltem com todo ânimo e disposição para servir, para darem o melhor que vocês possam para o nosso Deus que tanto nos ama. Que alegria estarmos juntos.” Ele explicou que o encontro diocesano foi o pontapé inicial para os trabalhos de formação que se dará por foranias de agora para frente.

Encontros como esse fortalecem o nosso compromisso com a comunicação evangelizadora e o serviço à comunidade, reafirmando a missão da PASCOM de compartilhar a mensagem de fé e esperança a todos.