61º Assembleia Geral da CNBB tem início em Aparecida-SP

Começou na manhã desta quarta-feira, 10 de abril a 61 Assembleia Geral da CNBB, que acontece em Aparecida (SP) até o próximo dia 19. O Regional Centro-Oeste (Igreja em Goiás e Distrito Federal) participa com 20 bispos.

O primeiro compromisso foi a missa de abertura no Santuário Basílica Nossa Senhora Aparecida foi presidida pelo arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência, Dom Jaime Spengler.
Ainda pela manhã, a presidência da CNBB apresentou seu Relatório anual de atividades ao conjunto do episcopado reunido no encontro. Essa apresentação segue o que determina o Regimento da CNBB, reunindo os ações, agendas e compromissos do período compreendido entre a assembleia anterior e a deste ano.

A pauta desta 61ª Assembleia inclui o tema central (A realidade da Igreja no Brasil e a atualização de suas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora), 3 temas prioritários (Sínodo dos Bispos 2021-2024, Jubileu 2025 e Juventude) e assuntos a serem tratados em razão da previsão estatutária da Conferência (Doutrina da Fé, Liturgia, Relatório do anual da presidência, relatório econômico, Textos Litúrgicos – CETEL).

Este ano, durante a reflexão sobre o tema central, os bispos do Brasil viverão a experiência do processo do Sínodo sobre a Sinodalidade conhecida como “conversação espiritual”, a dinâmica também é denominada “diálogo no Espírito”, com a organização das mesas sinodais.

Outros 18 temas e informes diversos constam da programação da assembleia dos bispos: Análise de Conjuntura Social e Eclesial, Gestão, Inteligência Artificial, Conselho Episcopal Latino Americano e Caribenho, Comissão Comunhão e Partilha, Colégio Pio Brasileiro, Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e o projeto Igrejas Irmãs, Ministérios Laicais, Estatuto e Regimento da CNBB, Comissão para a Causa dos Santos, Comissão Especial para a Amazônia, Congresso Missionário Nacional, Acordo Brasil-Santa Sé, COP 30, Comissão Especial para os Bispos Eméritos, Eleições Municipais, Campanhas e Organismos do Povo de Deus.

A Assembleia emitirá ainda quatro mensagens: ao Papa, ao prefeito do Dicastério para os Bispos, ao povo brasileiro e ao povo católico.

Informações e fotos: CNBB Nacional