Dom Messias: Carta aos Diocesanos

diocesebrasao3Caríssimos Diocesanos

A paz de Deus esteja com todos vocês!

A Campanha da Fraternidade realizada no tempo quaresmal vai chegando ao fim. Está chegando a hora de se realizar o gesto concreto fazendo uma generosa oferta em favor dos pobres. Esta oferta deve ser fruto da caminhada realizada durante este tempo forte de espiritualidade e conversão que é a Quaresma.

A coleta da solidariedade realizada em todas as Paróquias envolvendo suas comunidades urbanas e rurais deve expressar o sinal de conversão da Igreja. Não se pode deixar de realizar esta coleta e nem se pode maquiá-la enviando para a Diocese um valor simbólico como se tivesse sido realizada a grande coleta.

A coleta será realizada no Domingo de Ramos, mas nas comunidades onde não há Missa neste dia pode-se realizá-la com antecedência ou posteriormente. O importante é que todos participem.  O valor integral das coletas, não só o que vem nos envelopes, precisa ser todo enviado à Diocese.

Vocês sabem onde é aplicado o dinheiro desta coleta?

Tudo o que é arrecadado é destinado aos pobres. Todo o valor arrecadado é enviado para a Diocese a qual envia 40 % ao Fundo Nacional de Solidariedade, gerido pela CNBB e 60 % fica na Diocese para ser aplicado nos projetos sociais. Na Diocese de Uruaçu temos usado este valor para manutenção da Comunidade Terapêutica Diocesana, onde se faz o trabalho de recuperação de dependentes químicos, também se usa na Casa da Gestante e Pastoral da Criança em nível diocesano. Nem sempre o que se arrecada é suficiente e por isso a Diocese completa o que falta. Existem também algumas paróquias e entidades que colaboram com a Comunidade Terapêutica.

A CNBB atende a vários projetos de ajuda solidária em todo o Brasil através deste fundo de solidariedade. São muitas as ações sociais que a Igreja realiza.

A coleta deste ano destina-se também a combater a fome no mundo, por meio de uma ação promovida pela Cáritas, com  o lema: “Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”. A decisão de enviar essa ajuda para combater a fome no mundo foi tomada no ano passado durante a 52a Assembleia Geral da CNBB. Pensava-se em fazer mais uma coleta no Brasil, além das que já existem, mas para não sobrecarregar as comunidades decidiu-se melhorar a participação na Coleta da Solidariedade e enviar parte dela para essa grande campanha em favor dos irmãos que passam fome no mundo.

Venho solicitar de todos: padres, religiosos, consagrados e cristãos leigos que se empenhem de coração na realização desta coleta. Ela é necessária. Existem muitas pessoas pobres esperando por nossa ajuda. Utilizem de todos os meios possíveis e dinâmicas para divulgar, promover e realizar a coleta.

Seja a nossa oferta um grande testemunho de amor.

Deus a todos abençoe e tenham uma Feliz e Santa Páscoa.

Dom Messias dos Reis Silveira

Presidente da CNBB Centro Oeste.