Lideranças diocesanas se encontram para avaliação pastoral

Em clima de comunhão e compromisso evangelizador, o Conselho Diocesano de Pastoral, presidido pelo bispo Dom Messias, se reuniu no sábado (7), com coordenadores e assistentes eclesiásticos das pastorais, movimentos e organismos em nível diocesano, além dos representantes das Novas Comunidades.

Esta reunião aconteceu no Centro de Treinamento de Lideranças (CTL), em Uruaçu, com o objetivo de promover o encontro entre os líderes, formar, partilhar e avaliar os trabalhos pastorais diocesanos em base ao Plano Diocesano de Pastoral 2015-2019. Ao iniciar o encontro, padre Agamenilton, coordenador diocesano de pastoral, recordou as palavras de Dom Messias, em sua segunda Carta Pastoral Permanecei em mim: “para que uma Diocese cumpra a sua missão se faz necessário ter organizado o seu agir pastoral. Não se pode agir como se fossem vários jogadores num campo, cada um jogando como quisesse, sem nenhuma orientação É preciso agir organizadamente”.

Em um exercício de escuta eclesial, os participantes puderam partilhar o que estão fazendo para implementar as prioridades do Plano Diocesano de Pastoral. Constatou-se o empenho de todos, com destaque para a dimensão missionária como Igreja em saída. Ficou evidenciado que os grupos presentes nesta reunião estão se mobilizando para fazer acontecer as indicações pastorais diocesanas. Além disso, foram destacadas a importância da pastoral de conjunto e da tomada de consciência que os trabalhos realizados na diocese estão inseridos em um plano pastoral.

Dom Messias, em suas palavras conclusivas, pontuando as prioridades pastorais, convidou os coordenadores, e a si mesmo, a se perguntarem constantemente: o que eu estou fazendo em prol da missão, da liturgia, da Palavra de Deus, da comunidade e da família? O bispo agradeceu o engajamento missionário de todos e lhes abençoou.

Este encontro, também chamado de CDP (conselho diocesano de pastoral) ampliado, acontece ordinariamente duas vezes por ano. O próximo está agendado para o dia 28 de julho.

Assessoria de Comunicação Diocesana