Padres são chamados ao cuidado espiritual, em 17º Encontro Nacional de Presbíteros

“Esse ‘Cuidai de vós mesmos’ indica em primeiro lugar uma vivência intensa da espiritualidade. Olhar para nós mesmos, tomar consciência que somos humanos e passíveis de enfermidades tanto físicas quanto psicológicas”. A afirmação é do padre André Luís do Vale, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Minaçu (GO), e coordenador da Pastoral Presbiteral da Diocese de Uruaçu, sobre as temáticas desenvolvidas neste ano no 17º Encontro Nacional de Presbíteros (17º ENP), que aconteceu em Aparecida (SP), nos dias 26 de abril a 2 de maio, com o tema “Presbítero: Discípulo do Senhor e Pastor do Rebanho”, e o lema, “Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, pois o Espírito Santo vos constituiu como guardiães”.

Além dele, participaram ainda do encontro os padres Inocêncio Xavier, pároco da Paróquia Santa Isabel; e Valdivino Ribeiro Coelho, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Guia, em Campinorte.

Segundo padre André, as reflexões durante a semana de encontro levaram os 501 padres participantes a refletir sobre o acúmulo de funções que muitos sacerdotes estão sujeitos. As consequências quanto a isso, segundo ele, são muito negativas. “O excesso de trabalho pode levar ao ativismo que pode ter como consequência o esgotamento, o vazio interior e o estresse. Esse encontro foi um convite a reavivar o dom espiritual”, disse.

É fundamental ainda ao padre nos dias atuais, explicou o padre André, “ser um homem de intensa oração, de intimidade com Deus, de cuidado com a dimensão espiritual e com a saúde física, e ser um padre que cultiva a alimentação saudável, o descanso, a vida intelectual e cultural. “Foi uma experiência muito forte e intensa. Além do tema exposto, ainda tivemos grupos de partilhas, questionamentos e momento forte de espiritualidade”, comentou sobre a dinâmica do encontro.

Participaram ainda do 17º ENP oito bispos e dois cardeais. As dioceses presentes eram 213, de norte a sul do país. Da Diocese de Uruaçu esteve presente também o padre Elias Silva, representando a Pastoral Vocacional Nacional. Ele falou durante o evento sobre “A importância do presbítero na animação vocacional”.

Setor de Comunicação Diocesano