Seminário sobre História da Diocese de Uruaçu: 60 anos de evangelização

Celebrando os 60 anos da Diocese de Uruaçu, padres, seminaristas e leigos da diocese se reuniram com seu bispo Dom Messias dos Reis Silveira e bispo emérito, Dom José Chaves, para o Seminário sobre História da Diocese de Uruaçu. Evento aconteceu na Paróquia Santuário São José, em Niquelândia e compõe as celebrações oficiais do Jubileu de Diamante da diocese.
Dom José Chaves, bispo emérito de Uruaçu, realizou a primeira conferência com o tema: “Diocese de Uruaçu em seus primeiros 30 anos de existência”. Sua origem, explica o bispo, se deu na extinta prelazia de São José do Tocantins, que deu lugar a Diocese de Uruaçu. Instalada no ano de 1957, a diocese teve como primeiro bispo Dom Prada. Em 1968, Dom José Chaves é ordenado bispo, assumindo a Diocese de Uruaçu.
Ouça na íntegra a conferêcia com Dom José Chaves
:: Diocese De Uruaçu em Seus Primeiros 30 Anos de Existência – Dom José Silva Chaves
:: Plenário com Perguntas a Dom José S. Chaves

Encontro seguiu após intervalo com plenária para dúvidas com Dom José. Participantes tiveram oportunidade, divididos em cinco grupos, de apresentar suas dúvidas.
O seminário retornou às 13h30 com momento de testemunhos. Compartilharam suas experiências com a diocese o Padre Aldemir Franzin, reitor do santuário Nossa Senhora da Abadia de Muquém, a religiosa Irmã Diná, Dominicana de Santa Catarina de Sena e o leigo Sr. Gerson, da paróquia santuário São José – Niquelândia.
A segunda conferência foi ministrada pelo Pe. José Maria Gil, CMF, pároco da paróquia Nossa Senhora da Abadia de Goianésia, com o tema “A devoção mariana com uma força evangelizadora na formação da Diocese de Uruaçu”. Nossa diocese tem a graça de ter dois grandes santuários e romarias em Nossa Senhora da Abadia de Muquém e Nossa Senhora da Penha em Guarinos. A devoção Mariana é parte da gênese de nossa diocese.
Ouça na íntegra conferência com Pe. José Maria Gil, CFM
:: A Devoção Mariana e a Formação da Diocese De Uruaçu – Pe. José Maria Gil, CMF

“Perceber o que Deus realizou em nosso meio”

Confira fotos do evento