Presbíteros do Regional Centro-Oeste encaminham iniciativas pastorais do ano e refletem sobre os desafios em tempo de pandemia

A Comissão Regional de Presbíteros (CRP) se reuniu virtualmente, no dia 23 de março. O encontro teve assessoria do padre Iuri, secretário da Comissão Nacional de Presbíteros (CNP) que tratou do tema “O que é Pastoral Presbiteral? Como estruturar?”. Ele trouxe várias orientações sobre o trabalho da Pastoral Presbiteral, destacando que esse é um espaço de comunhão entre os padres e dos padres com os bispos. O assessor também afirmou que essa pastoral tem como missão o cuidado-acompanhamento pessoal, comunitário, integral e orgânico, assumido por cada presbítero e favorecido pela Igreja particular. Ele pontuou ainda que é necessário criar uma cultura de formação permanente para ajudar no processo de amadurecimento e identificação com Cristo, contribuindo para a realização pessoal e como presbítero, bem como aumentar a fraternidade Presbiteral. “O irmão não se escolhe, se acolhe!”. O material utilizado foi disponibilizado para cada coordenador da Pastoral Presbiteral Diocesana.

Durante a reunião, o grupo também discutiu sobre o 39º Encontro Regional de Presbíteros, que deverá acontecer nos dias 23 a 26 de agosto, na Diocese de Jataí e terá como tema “O cuidado do presbítero em tempo de pandemia”. “O evento pretende abordar aspectos da assistência espiritual em tempos difíceis, como exemplo o padre na linha de frente no cuidado com o povo de Deus; se possível teremos os dois formatos, presencial e transmitido”, afirmou padre André Luís do Vale, coordenador regional da CRP.

A situação do clero na pandemia também foi outro ponto de reflexão da reunião, já que o Regional Centro-Oeste é o segundo com o maior número de padres infectados pelo novo coronavírus, atrás somente do Regional Sul 1 (estado de São Paulo). Sobre o assunto, foi pedido que os padres compartilhassem as possíveis causas do alto número de infecção em nosso regional e foram elencadas as seguintes causas: estamos no combate em linha de frente; mais pessoas tem procurado atendimentos, seja de confissões e direção espiritual; as pessoas se encontram mais fragilizadas e por isso recorrem ao sacerdote; vários sacerdotes que visitam hospitais, UTIs, atendendo e ungindo pessoas com o vírus; alguns têm feito trabalho não somente com pessoas infectadas, mas também com os profissionais da saúde; muitos deles estão esgotados, cansados, sobrecarregados; com raras exceções de descuido. “A maior causa constatada em nosso regional foi o enfrentamento e o cuidado com os enfermos, o zelo pastoral e as visitas aos hospitais”, destacou padre André Luís.

A CRP aproveitou ainda a reunião para montar uma comissão para desenvolver o Diretório da Pastoral Presbiteral para o Regional Centro-Oeste. O documento terá como objetivo oferecer pistas de ações para a Pastoral Presbiteral no regional e também nas dioceses. Ao fim do encontro o coordenador regional da CRP, padre André Luís fez agradecimentos. “Desejamos que os Presbíteros do nosso regional vivam a experiência da partilha, da fraternidade e da comunhão. Agradecemos a presença de todos os padres coordenadores das dioceses do regional, e do Dom José Aparecido, bispo referencial dos presbíteros do Regional Centro-Oeste”.