Programa da TV Aparecida sobre a fome vai abordar a ação emergencial “É tempo de cuidar”

A fome voltou a atingir milhões de famílias no Brasil. Essa realidade será o tema de uma reportagem da série “Desafios da Igreja” que vai ao ar nesta quinta-feira, 23 de dezembro,  no programa Arquivo A, na TV Aparecida. Entre as iniciativas da Igreja para enfrentamento da insegurança alimentar, a produção destaca a ação emergencial É tempo de cuidar, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Cáritas Brasileira.

“Desafios da Igreja – A Fome dos Invisíveis” vai mostrar que a insegurança com relação à alimentação se agravou de forma alarmante no Brasil. Segundo dados levantados, em 2021, o problema atingiu cerca de 36,7% dos domicílios. Na reportagem, a jornalista Camila Morais e os repórteres cinematográficos João Éder e Diego Rosa destacam ainda o trabalho da Igreja para promover a geração de renda e o combate à fome por meio de programas da Cáritas Brasileira.

A realidade da fome no Piauí

O recorte feito pela reportagem é o estado do Piauí. Por lá, 43% da população vive em situação de pobreza. A baixa renda da população local é outra realidade: 1,4 milhão de pessoas vivem com apenas R$ 436 mensais no estado. Enquanto a pobreza atinge quase metade da população, a extrema pobreza atinge quase 15%. Ao todo, são 457 mil pessoas vivendo com até R$ 151 mensais no estado.

Foram visitadas cinco cidades piauienses, onde foram encontradas pessoas que sobrevivem com menos de 100 reais por mês, grupos que buscam alternativas de convivência com o semiárido e comunidades impactadas por grandes projetos.

O programa vai ao ar nesta quinta-feira, 23 de dezembro, às 21h15.

É tempo de cuidar

A Ação Emergencial é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Cáritas Brasileira, com o apoio da CRB, do MEB e da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC). A iniciativa tem fornecido orientações e estímulo para a realização de gestos de generosidade e práticas solidárias desde o início da pandemia do novo coronavírus, tanto individualmente, quanto em comunidades, paróquias ou dioceses com a finalidade de aliviar os impactos e consequências que afetam populações vulneráveis em todo o país.

Com informações do Portal A12
Imagem de capa: reprodução/TV Aparecida