Coordenadores diocesanos e de pastorais e presidentes de organismos amadurecem proposta de comunhão e de unidade na Igreja do Regional Centro-Oeste da CNBB

Aconteceu no sábado, 3 de fevereiro, em formato on-line, a 1ª reunião de Coordenadores Diocesanos, Coordenadores de Pastorais, Movimentos e Presidentes de organismos do Regional Centro-Oeste da CNBB no ano de 2024. Em pauta, o processo de caminhada da Igreja no estado de Goiás e no Distrito Federal, a partir dos compromissos assumidos na última Assembleia Eclesial Regional realizada em outubro de 2023: “revitalizar as paróquias por meio das comunidades eclesiais missionárias”.

Durante a reunião, os participantes pontuaram a importância de as dioceses terem sua caminhada particular, que é sua essência, mas sem perder a comunhão com o Regional Centro-Oeste. O secretário executivo do regional, Pe. Eduardo Luiz de Rezende, lembrou que a CNBB Centro-Oeste tem a missão de propor, mas que cabe a cada diocese colocar em prática. Para isso, o regional oferece formações e serviço por meio de suas pastorais, movimentos e organismos.

No próximo encontro de coordenadores, que acontecerá em agosto, conforme o secretário do regional, Dom Francisco Agamenilton, o regional irá oferecer uma formação sobre como gerar as comunidades eclesiais missionárias. “A partir de qual ponto devemos iniciar as comunidades eclesiais missionárias? Nesse dia nós vamos oferecer o mapa para alavancar os processos ligados à comunidade eclesial missionária”, disse o bispo.

Dom Agamenilton também questionou os participantes sobre como foi a acolhida da Carta-Compromisso da XXI Assembleia Eclesial do Regional nas dioceses e, de modo geral, houve o comunicado e a acolhida dos compromissos propostos.

O padre Anevair José da Silva, coordenador da OSIB Regional, propôs na reunião, que as dioceses possam refletir em suas próximas assembleias, o mesmo tema e questões da última Assembleia Eclesial do Regional. “É um modo interessante de pensarmos em como efetivar a vida do regional, isto é, como discutimos, rezamos, trabalhamos, porque assim o regional estaria mais em sinfonia”. O padre Pedro Nogueira, coordenador de pastoral da Diocese de Formosa disse que a proposta é boa e não interfere na caminhada particular de cada diocese, já que a Assembleia Eclesial do Regional acontece somente a cada quatro anos. “Acredito ser válido amadurecer a ideia com os bispos, pois a unidade e a comunhão fortalecem o conjunto e as dioceses teriam ainda três anos para pensar suas particularidades”. Em novembro do ano passado, a Diocese de Formosa realizou sua assembleia em consonância com os compromissos do Regional Centro-Oeste.

Margarida Onofre, coordenadora da Pastoral Carcerária Regional, comunicou que a pastoral fez estudo sobre as comunidades eclesiais missionárias e a partir de agora pretende implantar as comunidades nos sistemas prisionais. “É uma forma muito efetiva de ampliar a participação daqueles que estão encarcerados e que foram batizados e se dizem católicos”.

CPA
Ainda na reunião foi comunicado da reformulação da Comissão de Preparação para a Avaliação e Assembleia (CPA). A equipe será reformulada e as atribuições ajustadas. Dom Agamenilton explicou que a comissão passa a preparar o evento da avaliação anual e o evento da assembleia, a cada quatro anos, isto é, a partir de agora a CPA se centra na organização destes eventos. “O papel de avaliar os processos caberá a todos nós que somos o regional”, afirmou. A composição da Comissão manterá a representatividade nas províncias eclesiásticas, através dos leigos, religiosos e religiosas e ministérios ordenados.

Comunicados
O Pe. Antônio Xavier Batista, da Arquidiocese de Brasília, responsável pela Animação Bíblica da Pastoral no Regional, comunicou que Dom Waldemar, responsável pela Animação Bíblico-Catequética, pediu que neste ano se dê mais ênfase nos trabalhos do mês da Palavra em parceria com a Pastoral Litúrgica. “Queremos que nossas comunidades e capelas tenham bons ministros da palavra que possam presidir celebrações da palavra fundamentadas na lectio divina e que possamos conseguir que ministros da eucaristia possam também ser ministros da palavra”, afirmou o padre.

A Pastoral Vocacional, por sua vez, comunicou que vai trabalhar na formação das equipes vocacionais paroquiais (EVPs). Irmã Aline, secretária da PV Regional, disse que as formações acontecerão na Diocese de São Luís de Montes Belos e na Arquidiocese de Brasília.

O 2º Encontro de Coordenadores Diocesanos, Coordenadores (as) de Pastorais, Movimentos e Presidentes de organismos do Regional Centro-Oeste da CNBB acontecerá nos dias 9 a 11 de agosto, em formato presencial, no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF) em Goiânia.

Fonte: CNBB Regional Centro-Oeste