Dom Giovani Carlos, nosso bispo diocesano de Uruaçu-GO, presente na 60a. Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que acontece em Aparecida (SP) desde o dia 19 de abril, no Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho de Almeida. O encontro anual dos bispos se estende até o próximo dia 28. O tema central de reflexão é Avaliação Global da caminhada da CNBB e os temas prioritários são seis: Doutrina da Fé, Liturgia, Regimento da CNBB, Relatório do Quadriênio, Relatório Econômico, Textos Litúrgicos – CETEL.

O destaque desta edição da Assembleia, porém, é a eleição da nova presidência e dos presidentes das Comissões Episcopais Pastorais.

A nova presidência já foi eleita, sendo composta pelo Dom Jaime Spengler (presidente). Ele é Arcebispo de Porto Alegre (RS); Dom João Justino (Primeiro Vice-presidente). Ele é Arcebispo de Goiânia; Dom Paulo Jackson Nóbrega (Segundo Vice-presidente da CNBB). Ele é bispo de Garanhuns (PE). DOM Ricardo Hoepers (secretário -geral). Ele é bispo de Rio Grande (RS).

Para as Comissões Episcopais já foram eleitos:

1 – Dom Maurício Jardim (Bispo de Rondonópolis (MT)
Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial.

2 – Leomar Brustolin (Arcebispo de Santa Maria (RS)
Comissão para a Animação Bíblico-Catequética.

3 – Dom Joel Portella (Bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ)
Comissão para a Doutrina da Fé.

4 – Dom José Valdeci Santos Mendes
Bispo de Breno (MA)
Reeleito para a Comissão Sociotransformadora.

5 – Dom Hernaldo Pinto Farias
Bispo de Bonfim (BA)
Comissão para a Liturgia

6 – Dom Ângelo Ademir Mezzari
Bispo auxiliar de São Paulo (SP)
Comissão para os Ministérios Ordenados