O bispo diocesano, Dom Giovani Carlos, presidiu a Vigília Pascal celebrada na noite do Sábado Santo, no dia 3 de abril, na Catedral Imaculado Coração de Maria, em Uruaçu. Como não poderia deixar de ser, ele apresentou uma mensagem de alegria e de esperança a todos: “mesmo na provação, na tempestade, em meio ao sofrimento da pandemia, a alegria tem que continuar porque Cristo está Vivo. Portanto, irmãos, alegria, o Senhor Ressurgiu!”. Por causa da pandemia, a celebração contou com número reduzido de pessoas e não teve o momento da bênção do fogo novo fora da igreja, como de costume.

Dom Giovani fez a comparação da ressurreição de Lázaro com a ressurreição de Jesus. Conforme o bispo, Jesus entra na morte e ressuscita para uma nova vida, uma nova condição. Algo novo, inaudito, portanto, é uma nova criação. Ele citou o livro do Gênesis que diz: “Faça-se a luz” e logo depois diz: “o sol e a lua”. Por conseguinte, o Senhor vai mostrar que anterior ao sol, já havia luz. Logo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo”. A Páscoa começa com a Luz que veio iluminar as trevas e a verdadeira Luz representada pelo Círio Pascal é Cristo. “Ele significa Cristo, Luz do mundo! Como também tudo que é incensado: o povo de Deus e o Evangelho, representam o Senhor”. Dom Giovani explicou que para iluminar, uma vela precisa ser acesa e se desgastar. A mesma coisa é com o Mistério Pascal. “Ele deu a vida, gastou a vida por nós, para iluminar nossos caminhos”.

Por fim o bispo entoou o cântico “Ressuscitou, Ressuscitou, Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia…” e pediu à assembleia que cantasse com ele. Com a Páscoa do Senhor é necessário que nasça em nós homens e mulheres novos em Cristo. Essa foi a mensagem final do Dom Giovani. “O homem velho não está mais aqui. Ressuscitou! É um novo homem, uma vida nova, porque de agora em diante eu vivo o que meu Senhor me deu, me fez experimentar, me fez viver. Isso é a razão da minha vida. Razão porque eu sigo em frente. Mesmo na tempestade, em meio a um sofrimento, em meio a uma pandemia… e mesmo assim, a alegria tem que continuar porque o Senhor está Vivo! Por isso, eu ouso dizer pra vocês: Alegria irmão, nós hoje cantamos, O Senhor ressurgiu!”.

Texto: Indra Virgilia Ferreira Liah
Edição: Fúlvio Costa