Catequistas Brasil 2023: momentos de fé, esperança e evangelização

Diocese de Uruaçu participou dos três dias de evento, em Aparecida

Nos dias 3 a 5 de fevereiro aconteceu em Aparecida (SP) o evento Catequistas Brasil 2023, promovido pela Promocat Promotora Católica. Com o tema “Apontando caminhos para que você mostre a direção”, o encontro, cujo objetivo é contribuir com a evangelização, ofereceu uma vasta programação com momentos de formação para que o catequista encontre inspiração, motivação e conhecimento.

Logo no primeiro dia de evento houve palestra com os padres Joaozinho, SCJ, e Zezinho, SCJ, sobre o tema “Parábolas: a arte de contar histórias na catequese. Laboratório do imaginário”. Outros temas também foram refletidos: projeto de vida, os sinais do amor, interação fé-vida. Padre Patrick Fernandes fez sua palestra com o tema “Catequista, o que Jesus faria no seu lugar?”.

No segundo dia os catequistas participaram de um momento de espiritualidade com Eduardo Oliveira, da Comunidade Filhos de São João Batista. Ele motivou, durante sua pregação, os catequistas a renovarem sua missão e fé, na esperança da evangelização. Os temas de destaque do dia foram sobre catequese inclusiva, oração e missão, evangelização e música, Palavra de Deus e Igreja Ministerial e Sinodal.

Diocese de Uruaçu presente
A Diocese de Uruaçu marcou presença no encontro por meio de várias paróquias e da coordenação diocesana. Para a catequista Maria Danubia, da Paróquia Nossa Senhora d’Abadia, de Barro Alto, o encontro foi enriquecedor por sua proposta formativa e pelas realidades partilhadas, que nos permitem pensar uma catequese evangelizadora frente aos desafios do mundo contemporâneo.

Para a catequista Tânia, da Paróquia Sant’Ana, de Uruaçu, participar do evento foi a realização de um sonho. “Estou muito feliz por ter participado do encontro que me trouxe ainda mais esperança e coragem para enfrentar os desafios da missão e muita fé para perseverar”.

Dulcinéia, também da Paróquia Sant’Ana, afirmou que o evento foi a oportunidade de aprendizado, de crescimento e de restauração. “Sem palavras para descrever a felicidade que senti ao entrar na arena do Catequistas Brasil. Um misto de sentimentos passa por meu coração neste momento”. Dulcinéia ainda destacou que o evento proporcionou “a vivência de diversas realidades que nos levam a uma melhor compreensão de que o catequista deve ser sal da terra e luz do mundo, dando sabor à vida de tantos irmãos através da mensagem do Evangelho”.

Já para a catequista Neuza Dutra, o Catequistas Brasil foi muito importante por conta de todo o ensinamento e aprendizado proporcionado. “Foi um encontro pensado e idealizado no coração, que nos apresentou pensamentos importantes, reverberando o papel do catequista e a sua importância no processo da evangelização”.

O grupo teve a participação da coordenadora diocesana, Aldenice Serra, e do diretor espiritual, padre Paulo Júnior.