Comissão Diocesana da Pastoral da Comunicação realiza reunião on-line com Dom Giovani Carlos

Na tarde deste sábado, 4 de setembro, aconteceu a primeira reunião virtual da Comissão Diocesana Pastoral da Comunicação (Pascom) com o bispo diocesano Dom Giovani Carlos, e o coordenador diocesano, padre Gilson Jardene. O momento contou com a participação de nove membros da comissão. No início do encontro, padre Gilson agradeceu a participação de todos e disse estar feliz por trabalhar com essa pastoral.

O coordenador fez um apanhado histórico da caminhada da Pascom na diocese e uma reflexão a partir do Evangelho de Lucas (24,13-35) que narra a experiência do encontro pessoal dos discípulos de Emaús com Jesus. “Do mesmo modo que os discípulos de Emaús, assim é a Igreja. Ora triste, ora murmurante, ora feliz, mas tudo se torna mais suave quando nos aproximamos de Jesus. O texto apresenta a experiência concreta do que fizeram os discípulos de Emaús. Eles estavam no caminho certo? Sim, a direção que era errada. O evangelista nos mostra que pelo mesmo caminho, os mesmos discípulos voltaram ardorosos”, refletiu padre Gilson. “Essa deve ser a dinâmica na Pastoral da Comunicação. Desafios sempre teremos, mas precisamos nos encontrar com Jesus. À medida que nos encontramos com ele nós descobrimos a verdade sobre nós mesmos e a motivação interior para permanecer no caminho”, completou.

O padre reforçou que a Pascom está no caminho certo, mas talvez ora e outra precisa repensar a direção. “Isso faz parte do agir de Deus em nós. Estou aberto e quero caminhar com vocês para que estejamos na direção certa”, destacou.

Dom Giovani Carlos, em suas palavras à Pascom, mostrou-se animado a caminhar junto e propôs um encontro diocesano a ser realizado no dia 14 de novembro, no Centro de Treinamento de Líderes (CTL) em Uruaçu. A proposta que é que Pascom das paróquias participem do evento. Em suas colocações ele também disse que é muito importante trabalhar a espiritualidade e a identidade da Pastoral da Comunicação. “Quem é a Pascom? A Legião de Maria, por exemplo, tem espiritualidade própria. A Pascom com seu trabalho transmite essa espiritualidade. A paróquia tem sua estrutura própria e a Pascom transmite a vida da paróquia. A Pastoral da Comunicação, portanto, sempre faz conhecer os outros, mas esquece de transmitir a sua identidade e espiritualidade”, explicou.

O Encontro Diocesano, segundo o bispo, ajudará bastante a Pascom entender a si mesma. “Precisamos trabalhar bastante isso para não perdermos o que conquistamos. A partir da pandemia se conquistou um espaço muito grande, mas se não trabalharmos, corremos o risco de perder tudo isso após a pandemia. Precisamos aproveitar o momento para estruturar, organizar, trabalhar a espiritualidade, a estrutura, e o dinamismo pastoral. Esse é o momento”, pontuou. O encontro será a oportunidade também de agradecer a todos os agentes da Pascom pelo seu trabalho desempenhado nas paróquias e comunidades. “Queremos agradecer a todos pelo trabalho, chamar, reunir, ver a cara das pessoas, encontrá-las, agradecer, estar junto, se abraçar com o olhar e estar um pouco mais perto do que no vídeo”.

A Comissão da Pascom concordou com a realização do encontro, já que será a oportunidade de animar os agentes e trabalhar os eixos formativos da pastoral: formação, articulação, produção e espiritualidade. Todos concordaram ainda que a espiritualidade é um dos eixos que precisam ser mais trabalhados. O encontro diocesano contará com várias palestras, pregações e testemunhos. Por fim, o grupo conversou ainda sobre um calendário diocesano da Pascom, sobre o Jornal Caminhar Juntos e iniciativas para motivar a pastoral nas paróquias e na diocese.