“Comunhão, participação e missão” é o caminho do Sínodo convocado pelo papa Francisco para toda a Igreja

O evento tem início solenemente nos próximos dias 9 e 10 de outubro, em Roma, e no dia 17 seguinte, em cada uma das Igrejas particulares. Na Diocese de Uruaçu, será realizada uma live no próximo domingo, 10 de outubro, das 11h às 12h, através do Youtube da Diocese de Uruaçu. O momento contará com a participação do nosso bispo diocesano, Dom Giovani Carlos, e do coordenador diocesano de pastoral, padre Rodrigo Garcia, além de convidados.

A próxima etapa será a celebração da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em outubro de 2023, a que se seguirá a fase de execução, que envolverá novamente as Igrejas particulares. Com a convocação do Sínodo, o papa Francisco convida a Igreja em todo o mundo a interrogar-se sobre um tema decisivo para a sua vida e missão: “O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”.

Na prática, isso constitui um dom e uma tarefa: caminhar lado a lado e refletir em conjunto sobre o caminho percorrido, com o que for experimentando. A partir disso a Igreja poderá aprender quais são os processos que a podem ajudar a viver a comunhão, a realizar a participação e a abrir-se à missão. Com efeito, o nosso “caminhar juntos” é o que mais implementa e manifesta a natureza da Igreja como Povo de Deus peregrino e missionário.