Diocese de Uruaçu realiza missa de posse dos casais equipistas das equipes de Nossa Senhora

O evento aconteceu no último domingo e foi presidido pelo padre André Luís do Vale

A Diocese de Uruaçu realizou, no último domingo, dia 21 de novembro, uma missa para empossar 15 casais equipistas das equipes de Nossa Senhora, que ficarão responsáveis pela animação, ligação e gestão das equipes no ano de 2022. A celebração aconteceu na Capela Nossa Senhora Aparecida, em Uruaçu, foi presidida pelo padre André Luís do Vale, e contou com a presença do colegiado do setor Uruaçu, dos casais responsáveis pelas equipes e dos casais equipistas com alguns familiares.

Durante a missa, os casais renderam graças a Deus por todas as bênçãos alcançadas no ano de 2021, pela vida dos casais responsáveis que estiveram em missão neste ano, pela permanência com o olhar de fé diante das dificuldades e sofrimentos, e pela participação do movimento que os fortalece por meio da espiritualidade conjugal. Após a missa, os equipistas, conselheiros espirituais e convidados participaram de um almoço de confraternização.

O Padre André Luís do Vale abordou o aspecto da importância da vivência eclesial pelas pequenas comunidades, tendo em vista que as novas Diretrizes da Ação Evangelizadora dA Igreja no Brasil incentivam fortemente as pequenas comunidades eclesiais missionárias. “Incentivei a perseverarem na busca constante da espiritualidade, porque é justamente essa busca que direciona o casal e a família a servirem ao Senhor. Além de viverem a proposta do movimento, que é a escuta da palavra, a oração conjugal, o diálogo em conjunto com o casal e viver o retiro. Com isso, eles estarão fortalecendo e vivendo ainda mais a experiência de ser Igreja, onde se faz uma experiência do amor de Deus”, expressa o padre.

Gilda Maria da Silva e Rodrigo Silva, casal responsável do setor Uruaçu, conta que esse momento é de extrema importância para a espiritualidade dos casais equipistas. “Foi um dia riquíssimo, estivemos reunidos como uma grande família. Foi o momento de Celebrar a unidade, renovar nosso compromisso com Deus e confraternizar com os irmãos. Sempre lembrando que o nosso objetivo é a Santidade, o movimento é um meio para chegarmos lá”.

O casal Romilda Silveira e José Messias do Rego foi empossado e será responsável pela equipe da Paróquia Santana, em Uruaçu. Eles dizem que estão aprofundando na espiritualidade para comandar a equipe e conseguir desenvolver o que está sendo solicitado. “A nossa escolha foi guiada pelo Espírito Santo, estamos dispostos a assumir essa oportunidade que Deus nos confiou. Ainda estamos orando, estamos pedindo orientação do Espírito Santo para que a gente possa conduzir nossa equipe. Conversamos e percebemos que eu e meu esposo precisamos viver primeiro essa espiritualidade para passarmos à nossa equipe, e estamos intensificando mais nossas orações”, expressa Romilda.

Para 2022, o casal espera, além de semear a espiritualidade, aumentar o amor e assim conseguir capacitar a equipe. “Esperamos que nossa equipe continue, que nenhum casal desista, que cada um caminhe para águas mais profundas, que encontrem a espiritualidade. Acreditamos que fomos escolhidos porque Deus vai nos capacitar para fazermos que o deve ser feito.”

Como que acontece a eleição do casal responsável?
Gilda Maria da Silva e Rodrigo Rodrigo Silva explicam que a eleição acontece quando a equipe realiza um momento de discernimento em que os equipistas votam com o auxílio do Sacerdote. “Não é como uma eleição política. É em clima de oração e pedindo ao Espírito Santo que conduza a escolha. Essa dinâmica do movimento é maravilhosa, pois a cada ano a equipe se renova com o novo casal responsável”.

Movimento
O Movimento é composto por equipes de base, que tem entre cinco e sete casais, além de um sacerdote Conselheiro Espiritual. Todo ano um casal equipista é responsável pela animação (dar alma e vida espiritual à equipe), ligação (integrar sua equipe na comunidade das equipes com todos os demais membros) e gestão da Equipe (organizar e gerir a equipe).

É dever do casal responsável:
Ajudar os casais a viverem a sua missão como Igreja, de modo particular no âmbito da especificidade dos casais, testemunhando os valores do Sacramento do Matrimônio e no engajamento apostólico;
Estimular os casais da equipe a participarem das atividades da paróquia;
Planejamento da Equipe e um calendário de organização anual;
Elaborar o relatório mensal das atividades da Equipe;
Transmitir com fidelidade as comunicações e orientações do Setor;
Participar do EACRE e das reuniões organizadas pelo Setor;
Zelar para que as reuniões não sejam demoradas, rotineiras e cansativas, usando de criatividade.

Por: Ageu Macedo – Estagiário, estudante de Jornalismo da PUC Goiás. Supervisão: Jornalista Fúlvio Costa.