Diocese de Uruaçu realiza o segundo Retiro de casais das Equipes de Nossa Senhora de 2021

O encontro foi ministrado pelo padre João Batista de Lima, da arquidiocese de Goiânia

Nos dias 30 e 31 de outubro foi realizado o segundo Retiro de casais das Equipes de Nossa Senhora de 2021, no Centro de Treinamento de Lideranças (CTL) da Diocese de Uruaçu. O evento foi marcado com momentos de escuta, meditação da palavra de Deus, oração e diálogo em casal, momento de procissão luminosa, adoração ao Santíssimo e Celebração Eucarística.

O padre João Batista de Lima, da Arquidiocese de Goiânia, foi o pregador do encontro e realizou reflexões sobre ‘Matrimônio, Sacramento de Missão’. Foram mais de 20 horas de aprendizados com a presença de 29 casais equipistas das cidades de Barro Alto, Estrela do Norte e Uruaçu. Entre os ensinamentos do padre João, ele explanou que os equipistas se relacionam com Deus durante todo o ano, e uma vez no ano de maneira ainda mais especial, dedicam dois dias para estar na presença e escutar a Deus.

O casal Núbia Adriane Pires Braga Nogueira e Pedro Paulo Nogueira, conta que ficar na presença de Deus durante esses dois dias proporcionou a realização de valiosas meditações bíblicas. “Entrar nas questões mais profundas da existência, do perdão, da felicidade, do que nos motiva a viver a vida conjugal pautada no projeto de Deus. Aprendemos que o matrimônio não é cruz, mas sim uma missão. É necessário que o casal cresça na amizade e intimidade com cristo para conseguir vivê-la”, diz Pedro.

Núbia destacou os benefícios ofertados no retiro para o seu matrimônio. “Vivenciar o retiro nos permitiu crescer espiritualmente, em equipe, no movimento e principalmente no matrimônio. Como foi maravilhoso sair da correria do dia a dia e nos permitir realizar a Oração Conjugal, olhando fixamente nos olhos de nosso cônjuge. O quanto foi emocionante rezar o terço e meditá-lo sob a luz das velas e o brilho das estrelas. Saímos renovados”, relata.

O casal responsável pela organização do Retiro, Gilda Maria da Silva Santana e Rodrigo Silva Santana, ressalta a participação dos casais nesta segunda edição do evento, que ficou parado por quase dois anos por causa da pandemia. “Estamos muito contentes com a participação e o envolvimento dos casais. No outro encontro, tivemos a presença de 23 casais, e agora compareceram 29. É uma alegria enorme ver que os irmãos estão se empenhando, mesmo nesse momento difícil, eles estão aqui.”

O Retiro do fim de outubro não foi o último evento deste ano. Os organizadores divulgam a próxima data. “No dia 21 de novembro teremos a missa e a confraternização com a participação de todos os equipistas”, revelam entusiasmados.

Movimento das Equipes de Nossa Senhora
As Equipes de Nossa Senhora são um Movimento católico, constituído por casais que buscam no sacramento do matrimônio um ideal de vivência cristã e da busca pela santidade. Conta com alguns pontos concretos de esforço que visam a busca da santidade, dentre eles o Retiro.

Por: Ageu Macedo – Estagiário, estudante de Jornalismo da PUC Goiás. Supervisão: Jornalista Fúlvio Costa.