Dom Giovani Carlos celebra 28 anos de sacerdócio: servir não é um dom, mas uma decisão

Neste sábado, dia 03 de dezembro, nosso bispo Dom Giovani Carlos celebra 28 anos de Ordenação Presbiteral. Ele foi ordenado na Catedral Metropolitana de Brasília Nossa Senhora Aparecida no dia 03 de dezembro de 1994. Exerceu o ofício de pároco por muitos anos, desde 1995, na Paróquia São Miguel Arcanjo, no Recanto das Emas (DF) antes de ser nomeado bispo diocesano de Uruaçu-GO. Dom Giovani, ainda no sacerdócio na Arquidiocese de Brasília, fundou a Comunidade Católica Vida Nova.

Parabéns, Dom Giovani, pelos seus 28 anos de ministério. A Diocese de Uruaçu-GO pede ao Senhor que a sua missão continue sendo abençoada em nossa igreja particular.

Servir é uma decisão
Na missa da unidade (Missa do Crisma) em que estavam ali reunidos os sacerdotes da diocese, no dia 14 de abril deste ano, na Catedral Imaculado Coração de Maria, Dom Giovani aproveitou para falar sobre o sentido do serviço. As palavras ditas ali com certeza refletem um pouco do seu sacerdócio. “A unção não nos separa, a unção nos insere na vida do povo. Somos ungidos para cuidar dos enfermos, curar os enfermos. A unção não pode ser separada dessa preposição para. Daí você elenca uma série de ações que podemos resumir em servir. Servir não é um dom. Não é uma virtude, eu não tenho a virtude de servir. É uma decisão porque o dom eu posso ter. Posso ficar tranquilo porque eu já tenho. Tenho o sacerdócio e fico tranquilo, acho que já estou até salvo, o servir não. Ele só existe enquanto eu decido que ele existe em minha vida. Ele não é um dom, mas uma decisão e uma resposta ao Senhor, uma forma de dar a vida, de celebrar o mistério da doação da vida a que somos chamados no altar do nosso cotidiano”.