Dom Giovani celebra Sagrada Família na Catedral Diocesana de Uruaçu

0
498

Nosso bispo diocesano, Dom Giovani Carlos, celebrou a santa missa da Sagrada Família no dia 27 de dezembro, na Catedral Imaculado Coração de Maria, às 19h, concelebrada pelo cura, padre Franciel Lopes. Em sua homilia, o bispo recordou que logo depois da Solenidade do nascimento de Jesus Cristo, a Igreja celebra a Sagrada Família. Ressaltou ainda que a Igreja nos presenteia com leituras que nos fazem conhecer a Sagrada Família e dar sentido à nossa própria família. Nesta missa aconteceu também o envio de missionários para a Missão Maria de Nazaré, em Divinópolis (MG) alguns jovens que irão fazer a experiência de iniciação à vida consagrada.

O bispo destacou que Deus quis salvar e nascer dentro de uma família. A partir dessa família, o Senhor salvou toda a humanidade. Isto é: “A família é a base da Criação e do ser humano. Se não houver mais relacionamento entre homem e mulher a humanidade acaba. O Senhor quiz pisar em nosso chão. Por isso, a família se tornou aqui na terra a primeira casa de Deus. Dessa forma, a sua família é a primeira Igreja. A Igreja é a casa de Deus. Do mesmo modo, a família, a nossa casa, tem que ter um espaço para a oração e para Deus”.

Assim, “a primeira leitura é muito interessante e vem nos dizer que Ele quis nos salvar por meio da família, mas a sua forma de perdoar é por meio da obediência. O Senhor nos perdoa. Em algum momento, o Senhor estabeleceu a figura do Pai para o exercício da obediência. Deus honra o Pai, isso é importante. Quem honra o Pai, alcança o perdão dos pecados. Olha que poder há na obediência em honrar o teu Pai. Mesmo que perca a lucidez. Veja a autoridade que Deus colocou nos ombros de um pai”, disse o bispo diocesano.

Em seguida, contou a história de um pai que bebia e, quando estava embriagado, tornava-se violento com o filho. O filho era jovem, bem atuante na Igreja e obediente ao seu pai. E o pai falou: “A pureza e o amor de meu filho me curou para voltar para a igreja.”
E continuou, a figura do Pai deve ser honrada e merecida, por isso, a palavra vai nos dizer: três coisas hoje:

1º Família lugar de oração.
2º Lugar de perdão.
3º Lugar da obediência e lugar de honrar ao pai.

Em síntese, pediu a intercessão da Sagrada Família, Jesus, Maria e José.
Sagrada família rogai por nós.

Texto: Indra Liah
Fotografias: José Tomaz França
Pascom Sant’Ana