Presidida por Dom Giovani Carlos, bispo diocesano de Uruaçu e concelebrada pelo mons. Francisco Agamenilton Damascena, bispo nomeado para a Diocese de Rubiataba-Mozarlândia (GO), a Missa do Santo Crisma aconteceu no sábado, 31 de outubro, na Catedral Imaculado Coração de Maria e teve a participação de mais 50 presbíteros, diáconos, diácono permanente e alguns fiéis. Tradicionalmente esta celebração acontece na Quinta-Feira Santa, mas devido à pandemia causada pelo Covid-19, precisou ser adiada.

É nesta missa que se consagra o santo crisma e se abençoa também os demais óleos usados nos sacramentos dos enfermos e do batismo. Dom Giovani pontuou que a palavra “Messias”, significa “Ungido”. Tão profundo é pertencer Àquele a quem Deus mesmo ungiu, isto é: “não com o óleo material, mas com o óleo do Espírito Santo, e assim, o azeite simboliza bem particular a permeabilização do Homem Jesus pelo Espírito Santo.”

Na homilia, Dom Giovani comentou o texto do Evangelho do dia, em que Jesus, entra na Sinagoga no sábado para fazer a leitura, e justamente deram o livro do profeta Isaías, que dizia: “O Espírito do Senhor está sobre mim porque ele me consagrou com a unção”. Todos ficaram com os olhos fixos no Senhor, esperando sua reflexão, então disse Jesus: “Hoje se cumpriu a passagem da Escritura”.

Segundo o bispo, a homilia de Jesus, foi a mais curta em palavras e mais completa em conteúdo. E acrescentou: A partir do nosso “sim” ao chamado que o Senhor nos fez, Ele mesmo nos unge e assim nos configura a Ele. Prossegue destacando que os santos óleos mostram a cada sacerdote o que são e o que fazem. O seu olhar paternal aos sacerdotes, expressa: “Daí a nossa consagração e por isso, a nossa missão depende da nossa união com Ele”. Ressaltou que eles são ungidos, e que deverão viver segundo a verdade e a alegria do chamado e tornando para o mundo sinal de esperança e redenção.

Dom Giovani esboçou com gesto de carinho e elogio aos sacerdotes pelo sim ao Senhor e por serem sinal de esperança neste tempo de pandemia em que as ovelhas foram arrancadas de seus olhos, e mesmo assim, continuaram firmes na provação, celebrando para “bancos vazios”. Com veemência afirmou: vocês usaram outros meios para alcançar as ovelhas não perdidas, mas isoladas, escondidas, com medo… somos perseguidos, mas não ficamos desamparados. Somos abatidos, mas não somos destruídos…

Concluindo a homilia, agradece ao Espírito Santo nos sinais dos Santos Óleos por ser ungido no seu ministério episcopal à bela diocese.

A celebração do Crisma inclui ainda a renovação e o compromisso de pastoreio. Ao fim da missa, os sacerdotes saíram felizes, renovados e fortalecidos pela invocação do Espírito Santo, e pela intercessão do Imaculado Coração de Maria, padroeiro da Catedral, juntos e unidos a Jesus, sem medo seguirão à procura das suas ovelhas.

Por: Indra Liah – Fotos: José Thomaz – Pascom Sant’Ana

Veja fotos