Frei José Maria Stankiewicz, OFMConv: ardoroso Evangelizador da Boa Nova de Deus em Niquelândia-GO

O nosso agradecimento e louvor a Deus pelo dom da vida de Frei José Maria Stankiewicz. Ele foi para toda a comunidade um sacerdote que deixou um belo testemunho e exemplo de fé e amor pela Igreja. Um sacerdote dedicado, devoto de Nossa Senhora, de vários Santos, entre eles São José, Santa Terezinha, São Maximiliano e Santa Faustina. O exemplo de discípulo Missionário, de Frei José, foi extraordinário, abraçou o chamado com a vida no ideal de São Francisco: “O amor não é Amado”.

Ele que nasceu na Polônia, em Kramarzewo, no Estado de Bialystok, no dia 16 de abril de 1946. Filho de Anna e Zygmaud Stankiewicz, teve 11 irmãos. Em 1963, José Stankiewicz cursou por três anos o técnico lavrador e por quatro anos o 2º grau (ensino médio) dentro do seminário menor. Após a conclusão desses cursos, o e chamado de Deus foi mais forte em sua vida. Ingressou no Seminário dos Frades Franciscanos em Cracóvia na Polônia. No dia 26 de agosto de 1968 foi a sua profissão religiosa, e os votos perpétuos no dia 04 de outubro de 1973. No dia 22 de junho de 1975, foi ordenado sacerdote do Senhor.

Trabalhou a penas dois anos cidade de Elblag (Norte da Polônia), onde dedicou-se na evangelização da juventude e das Crianças por meio da catequese. Depois foi transferindo para Pozan, na Polônia, onde trabalhou quase dois anos, tendo como especial missão no Convento a assistência na confissão todos os dias e nas pastorais, principalmente com os Coroinhas, ministrantes e juventude.

No dia 31 de março de 1979, Frei José chegou ao Brasil, acompanhado de Frei Stanislaw (OFM Conv) e Frei Edmundo (OFM Conv). A sua primeira Paróquia foi em Niquelândia-GO, onde foi conheceu a cultura, a tradição e a língua portuguesa e trabalhou como vigário paroquial, juntamente com o Frei Francisco Kramek, durante 7 anos (1979 a 1986). Em 1986 foi nomeado pároco da Paróquia São Marcos e São Lucas na Ceilândia-DF, onde ficou até 1995 (9 Anos). Em 1995, voltou para Niquelândia, como pároco, de 1995 a 1999 (4 Anos). De 2000 a 2003 trabalhou na Paróquia São Francisco em Valparaiso-GO (3 Anos). Em 2003 a 2007 exerceu a função de pároco em Aguas Lindas de Goiás, na Paróquia São Maximiliano (4 Anos). Em 2008 retornou para a cidade de Niquelândia, onde morou até no 26 de dezembro de 2021 (13 Anos) dia em que Deus o chamou para a pátria celeste.
Vale ressaltar que no dia 29 de março de 2004 ele recebeu o título de Cidadão Niquelandense.

A sua missão foi marcada pela evangelização e construções.

Na evangelização, ele foi sempre zeloso nas celebrações dos Sacramentos, nas missas diárias e Confissões. Na cidade e nas comunidades dos povoados e rurais.

Teve a alegria de implantar e acompanhar algumas pastorais na Paróquia.
Em 1978, ele fundou o primeiro grupo de Jovens da Paróquia: “JOSAC” (Jovens Servidores no Amor de Cristo). Em 1996 trouxe o Segue-me. Sempre teve a visão de apoiar e caminhar com os jovens.

No período em que foi pároco destacou com empenho as seguintes Pastorais e Movimentos: ECC, Pastoral da Criança, Pastoral dos Noivos, Pastoral do Batismo, Catequese, Ministros da Sagrada Comunhão, RCC, Coroinhas e Mercês, Apostolado da Oração, Milícia da Imaculada e OFS.

Construções:
Ceilândia-DF:
• Gruta de Nossa Senhora de Lourdes
• Centro Catequético
• Salão Paroquial São José
• Conclusão da Igreja Matriz de São Marcos e São Lucas
• Convento São Marcos e São Lucas

Valparaíso-GO:
• Capela Nossa Senhora do Rosário

Águas Lindas-GO:
• Salão Paroquial São Maximiliano
• Capela Nossa Senhora de Nazaré
• Conclusão da Capela de São Sebastião

Niquelândia-GO:
• Capela São Maximiliano Kolbe – Distrito de Quebra Linha (1985)
• Capela São Francisco de Assis – Rio Abaixo (1986)
• Capela Nossa Senhora Aparecida – Quebra Pau (1998)
• Capela Nossa Senhora das Mercês – Cachoeira (1998)
• Capela Santo Antônio – Baunilha (1999)
• Capela Santa Cecília – Rio Vermelho (1999)
• Capela Nossa Senhora da Guia – Machadinho (1999)
• Capela Santa Terezinha – Poções (1999)
• Capela Nossa Senhora das Graças – Garimpinho (1999)
• Salão da Capela de São Sebastião – Distrito de Indaianópolis (1998)
• Salão da Capela de São Sebastião – Bairro Soares (1998)
• Capela do Santíssimo Sacramento – Igreja Matriz (1999)
• Imagem de São José – Em frente ao Convento (1996)
• Imagem de São José – Entrada da cidade (1996)
• Imagem de Nossa Senhora das Graças – Entrada da cidade (1998)
• Gruta de Nossa Senhora das Graças – Na Praça da Matriz (1999)
• Refeitório, Capela da Misericórdia – Muquém (1998)
• Capela do Santíssimo Sacramento – Muquém (1999)
• Torre da Igreja Matriz: A mais expressiva de todas as obras – (1999)
• Conclusão da Capela Santa Clara – Bairro Sol Nascente (2010)

Informações e Fotos: Itamar Borges, membro da Pastoral da Comunicação da Paróquia e Santuário São José.

Confira fotos do Frei José