Dom Giovani Carlos: o mundo espera bons pastores, que resgatem os esquecidos na beira dos caminhos

No sábado, 9 de julho, os diáconos Héric Jheison Alves da Costa e Roberto César Braga, foram ordenados sacerdotes para o serviço da Igreja, sob a imposição das mãos do nosso bispo diocesano, Dom Giovani Carlos. A celebração aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Abadia, em Niquelândia (GO) e reuniu vários sacerdotes do clero diocesano. O bispo de Rubiataba-Mozarlândia (GO), Dom Francisco Agamenilton, concelebrou.

Após o rito da Palavra, aconteceu o momento da eleição dos candidatos, conforme o rito de ordenação presbiteral. E em seguida, Dom Giovani proferiu a sua homilia destacando as leituras do 15º Domingo do Tempo Comum. Ao comentar o Evangelho, a parábola do Bom Samaritano, o bispo afirmou que esta leitura reflete a imagem do mundo atual. “Espancaram-no e o deixaram quase morto. O mundo, hoje, arranca quase tudo do nosso povo: fé, esperança, valores cristãos, amor, alegria de viver, felicidade, e o mundo tem olhado para as pessoas, batido ombro e dito: ‘é assim mesmo, é a vida, e tem ido embora’. Jesus quer se aproximar dessas pessoas que o mundo tem destruído. Dos esquecidos na beira do caminho que estão esperando um bom samaritano, ou melhor, um bom pastor”, disse.

Através dos sacerdotes, conforme afirmou Dom Giovani, Jesus quer se aproximar com os sinais sacramentais: “a água que nos toca e nos faz filho, o pão e o vinho consagrado que tocam os nossos lábios nos unem ao Pai e nos alimentam, o óleo que penetra a nossa pele e nos faz apóstolos e sacerdotes, a palavra que toca o nosso ouvido e os nossos corações e redefine a forma de conduzir a nossa vida, isto é, nos salva”.

Dom Giovani pediu que os candidatos Héric e Roberto não tenham medo em sua caminhada sacerdotal. “Não tenham medo da solidão, do cansaço, das incompreensões, o sumo sacerdote não os abandonará nunca, nunca. Só temam distanciar-se dele. O Senhor os chamou para ser ele mesmo a chegar perto, aproximar-se, ter compaixão, fazer curativo; amanhã quando seus lábios pronunciarem ‘isto é o meu corpo’ e ‘isto é o meu sangue’, vocês perceberão que a fórmula ‘O senhor esteja em teus lábios e em teu coração’, deixará de ser um desejo e se tornará uma constatação, o Senhor está em teus lábios, ele está em teu coração, em tua vida, por isso mais uma vez em nome de todo o povo peço: dá-nos Jesus, mostra-nos Cristo e que a radical proximidade do Senhor por suas vidas in persona christi se faça realidade no meio de nós. Amém!”.

Após a homilia, os eleitos de pé responderam às interrogações feitas pelo bispo de apascentarem as ovelhas do rebanho; ensinar a fé católica; celebrar com devoção e fidelidade os mistérios de Cristo; prometer obediência ao bispo e a seus sucessores. A ladainha foi o momento seguinte com os eleitos deitados e todo o povo de Deus de joelhos pedindo que Deus derrame com largueza a sua graça sobre seus servos.

Dom Giovani, em seguida, impôs suas mãos sobre os ordinandos e fez a prece de ordenação pedindo a Deus pelos eleitos. Com a unção das mãos dos novos sacerdotes Héric e Roberto, foi selado o ministério sacerdotal e os jovens sacerdotes foram revestidos com a estola e a casula logo após a prece de ordenação. Outro momento muito importante foi quando o bispo amarrou as mãos oleosas dos sacerdotes e que, em seguida, foram desamarradas por seus pais, os primeiros a receberem a bênção sacerdotal.

A celebração continuou após esses momentos de profundo significado com o abraço do bispo e do colégio de presbíteros, significando a acolhida dos recém ordenados no presbitério. Depois missa seguiu normalmente. Ao fim da celebração, os padres receberam os cumprimentos de todo o povo.

O pároco da Paróquia Nossa Senhora da Abadia, padre Cléber Alves de Matos, em nome do Clero da nossa diocese, acolheu os néo-sacerdotes Héric e Roberto. “Agora como presbíteros, que vocês possam ser fecundos, possam se sentir acolhidos por todos os padres da nossa diocese e contem conosco para este início de caminhada, e que vocês sejam felizes no exercício deste ministério, contem com nossas orações e sejam bem-vindos à nossa comunidade”. Ele também agradeceu a presença de todos e afirmou que a comunidade paroquial se alegra com os presentes.

Pe. Héric, ao tomar a palavra, agradeceu a Deus por confiar tão grande missão a vaso de barro. “Trazemos estampado na casula o Sagrado Coração de Jesus. O nosso desejo é configurar o nosso coração pobre e miserável ao grandioso coração do Cristo, eterno sacerdote, é a ele que nós queremos configurar a nossa vida, é nele que nós queremos permanecer até o fim, é esse o nosso desejo, sermos padres até o fim, gastar a nossa vida por amor a Cristo, primeiramente, depois por amor a esta Santa Igreja Católica, e depois por amor ao povo de Deus, tudo por amor a Cristo e diante deste grande amor quero aqui expressar minha gratidão ao senhor, Dom Giovani, que com amor paterno nos acolhe e confia em nós esse tão grande mistério”. Ele agradeceu ainda a Dom Agamenilton, que sempre esteve presente na diocese e ajudou na formação dos recém ordenados. Padre Héric lembrou dos irmãos sacerdotes, dos seminaristas e dos familiares e de todo o povo de Deus, que tanto colaboraram para que ele e o padre Roberto fossem alcançados pelo amor de Deus através do sacerdócio. Em seguida houve um jantar para todos os presentes.

Veja mais fotos

Créditos: Sacerdos Photos e Pascom Paroquial