Igreja celebra Festa de Corpus Christi

Nesta quinta-feira, 3 de junho, a Igreja celebra a Festa do Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus Cristo. Por meio desta importante festa, mais conhecida por Corpus Christi, professamos a fé no Santíssimo Sacramento. Esse também é o único dia em que o Santíssimo sai pelas ruas em procissão.

Na Solenidade de Corpus Christi de 2019, o papa Francisco resumiu o sentido da celebração. “Na nossa cidade faminta de amor e solicitude, que sofre de degradação e abandono, perante tantos idosos sozinhos, famílias em dificuldade, jovens que dificilmente conseguem ganhar o pão e alimentar os seus sonhos, o Senhor diz-te: «Dá-lhes tu de comer». E tu podes retorquir: «Tenho pouco, não sou capaz». Não é verdade! O teu pouco é tanto aos olhos de Jesus, se não o guardares para ti mas o colocares em jogo. E não estás sozinho: tens a Eucaristia, o Pão do caminho, o Pão de Jesus. Também nesta tarde, seremos alimentados pelo seu Corpo entregue. Se o recebermos com o coração, este Pão irradiará em nós a força do amor: sentir-nos-emos abençoados e amados, e teremos vontade de abençoar e amar, a começar daqui, da nossa cidade, das estradas que vamos percorrer nesta tarde. O Senhor passa pelas nossas estradas para dizer-bem de nós e para nos dar coragem. A nós, pede-nos também para sermos bênção e dom”.

Em Corpus Christi, portanto, expressamos publicamente a nossa fé pelas ruas das cidades. Cristo deseja, com essa manifestação, abençoar e proteger a todos. É também um convite à caridade, à doação, a estarmos em comunhão com nossos irmãos e irmãs, pois a Eucaristia é também pão partilhado que sacia a fome da humanidade.