Iniciativas evangelizadoras florescem em nossa diocese durante o tempo de pandemia

Estamos convivendo com a pandemia do novo coronavírus há pouco mais de um ano e cinco meses. É bastante tempo se formos pensar na proporção de mortes que ela causou até o presente momento. Ao todo, a doença já infectou mais de 209 milhões de pessoas no mundo e ceifou a vida de 4,8 milhões. Em Goiás já temos quase 22 mil mortes e 784 mil casos de infecção. O cenário não é nada animador, mas precisamos caminhar mantendo os devidos cuidados.

A Igreja, desde que iniciou a pandemia, já teve que fechar suas portas algumas vezes, com isso, ela precisou buscar formas de continuar a evangelização e a proximidade com as famílias. Nesse sentido, a comunicação foi fundamental e tivemos muitas iniciativas que fizeram florescer novas formas de evangelização.

Para a Pastoral Grupo Resgate, da Paróquia Nossa Senhora da Guia, em Campinorte (GO) o tempo de pandemia tem sido de aprendizado e crescimento espiritual, embora os desafios e as dores sejam constantes. “Aprendemos a dar valor às coisas simples, tivemos ensinamentos espirituais e aprendemos a nos reinventar evangelizando por meios virtuais”, disse o membro da pastoral Carlos Alberto. Segundo ele, com as iniciativas desenvolvidas, houve crescimento espiritual porque as pessoas passaram a ter mais tempo para Deus exercitando a sua intimidade com ele. Se antes o tempo era corrido demais, com a pandemia houve uma desaceleração das nossas atividades diárias.

Na Paróquia São Sebastião, em Uruaçu, nasceu a live Pão da Vida completou um ano e cinco meses. Foi um desafio que a Pastoral da Comunicação paroquial abraçou e tem dado muitos frutos. “A live acontece diariamente ao meio dia. Já recebemos inúmeros testemunhos de pessoas que nos acompanham”, afirmou o agente da Pascom, Cássio Ávila. No início do projeto, apenas os padres apresentavam a live, mas depois a iniciativa evoluiu e passou a ter também a participação de membros de pastorais, músicos e a comunidade em geral. “É um tempo de graça para nossa paróquia, de fortalecer a fé, levar conhecimento e principalmente de aproximação mesmo em meio a tanto distanciamento”, disse Cássio.

“Fé e cidadania” é o nome do programa on-line que nasceu na Paróquia e Santuário São José, em Niquelândia, após o início da pandemia. Psicólogos, profissionais da educação, médicos, nutricionistas, sacerdotes e diversos profissionais são entrevistados. O objetivo agora é fazer novas lives sobre  São José, em sintonia com o Ano especial dedicado ao Santo Patrono da Igreja, conforme Selma Baião, membro da Pascom. Ela afirmou que o programa foi uma forma que a paróquia encontrou de ajudar aqueles que estavam em casa cumprindo distanciamento social. “Quando entrevistamos um psicólogo, direcionamos a conversa para a temática ‘Como vencer a solidão?’ e ‘Como lidar com a depressão?’, ou ainda ‘Como diminuir a ansiedade?’. As perguntas são preparadas previamente no estúdio e as pessoas de casa também enviam suas dúvidas e interagiam conosco”. Por fim, Selma concluiu que a iniciativa foi muito positiva. “Em tempos de distanciamento, foi muito bom nos aproximarmos mesmo que de forma virtual daqueles que são parte da nossa comunidade”.

Redação: Raimunda Araújo – Estagiária, estudante de Jornalismo da PUC Goiás. Supervisão: Jornalista Fúlvio Costa.