Na manhã do dia 24 de junho, Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a Diocese de Uruaçu reuniu o seu Clero, em comunhão com toda a Igreja, para rezar pela santificação dos sacerdotes, na Catedral Imaculado Coração de Maria, em Uruaçu. As reflexões foram feitas pelo Pe. Inocêncio Xavier. Houve também o momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento. Logo em seguida, a Santa Missa foi presidida pelo bispo diocesano Dom Giovani Carlos. A Santa Missa contou com a participação de muitos padres da nossa diocese.

Dom Giovani refletiu, em sua homilia sobre a dimensão do Sagrado Coração de Jesus, solenidade do dia. “Hoje celebramos um aspecto da vida de Jesus que a liturgia sublinha, que é o seu Coração Sagrado”, afirmou. Em seguida, ele explicou o que quer dizer Coração. “Uma parte física do corpo de Jesus, sim, mas principalmente o que o coração significa nessa parte física do corpo de Jesus. Podemos dizer que é a forma como Deus ama os homens e entre os homens. O modo humano do amor de Deus porque o amor do Pai se manifesta em sinais, em práticas nossas. Porque uma vez que ele assumiu a nossa condição o seu amor também se manifesta em nossa condição”.

Dom Giovani também refletiu sobre o evangelho do dia (Lc 15,3-7) sobre a Parábola da Ovelha Perdida. Conforme disse, o bom pastor é aquele que dá a vida pelas ovelhas, que gasta do seu tempo em prol do próximo. Já o mau pastor é aquele que suga das ovelhas para si. “Segundo texto do evangelista João, o que define bom é o dar a vida por suas ovelhas. O que caracteriza o bom pastor, é o dar a vida. Jesus não se apresentou somente como pastor, ele frisou o adjetivo: ‘eu sou o bom pastor’, para fazer referência a Ezequiel porque havia os maus pastores e aqui há uma relação proporcionalmente contrária porque lá os maus pastores sugavam das ovelhas para si, o próprio texto de Ezequiel diz que eles apascentavam a si mesmos, quer dizer, alimentavam-se a si mesmos, eles tiravam das ovelhas para si”, explicou.

O Bom Pastor
Continuou o bispo: “O bom pastor é totalmente o contrário, ele tira de si para dar para as ovelhas. Por isso que Jesus diz que ele vai dar a sua vida, é um movimento contrário. Abro um parêntese aqui: a “a diabólica teologia da prosperidade, mostra que a fé existe para nos enriquecermos, se usa Deus para o benefício próprio, se usa o povo para angariar dinheiro para benefício próprio e nós sabemos qual é a expressão mais forte dessa teologia da prosperidade, mas não vamos falar da Igreja Comercial do Reino de Deus hoje, mas se trata de tirar dos outros, inventa-se uma certa religiosidade, mas o objetivo é tirar dos outros para si. São maus pastores, no sentido pior que vocês possam imaginar, tiram do povo, estragam as ovelhas, sugam das ovelhas e Jesus sinaliza que o Bom Pastor é aquele que gasta do seu tempo, gasta da sua vida, para as ovelhas”.

Veja mais fotos