Padre José Ferreira é empossado pároco da Paróquia Nossa Senhora d’Abadia, em Goianésia

Na noite deste domingo, 7 de fevereiro, tomou posse como novo pároco da Paróquia Nossa Senhora d’Abadia, em Goianésia, o Pe. José Ferreira, cmf. A cerimônia de posse aconteceu na Matriz Nossa Senhora d’Abadia e foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Giovani Carlos, e concelebrada por vários padres da Diocese de Uruaçu.

Logo após o hino de louvor, deu-se início a primeira parte do rito de posse, que consistiu na leitura do Decreto de Nomeação do novo pároco, em seguida, o novo pároco realizou o Juramento de Fidelidade, em que ele proclama que promete conservar sempre a comunhão com a Igreja Católica. Como parte do rito, o bispo também entregou o Evangelho para o novo pároco, uma vez que é o seu dever anunciar a Palavra de Deus a todos as pessoas sem distinção. “Recebe o Evangelho de Cristo, do qual foste constituído mensageiro. Transforma em fé viva o que lês, ensina aquilo que crês e procura realizar o que ensinas”, disse Dom Giovani ao entregar o Evangelho.

Depois da homilia, reiniciou o rito de tomada de posse do novo pároco com o Pe. José Ferreira realizando a renovação das promessas sacerdotais e, logo após, ele recebeu das mãos de Dom Giovani alguns instrumentos que simbolizam o desempenho de sua missão enquanto pastor, como: as chaves da igreja, do sacrário, os instrumentos do batismo e a estola roxa, instrumento para a administração do sacramento da penitência, e a Sedia, cadeira principal de uma paróquia. Após esse momento, Dom Giovani declarou o novo padre empossado e recebeu os aplausos da assembleia.

No fim da celebração Pe. José Ferreira se dirigiu à comunidade paroquial dizendo algumas palavras: “Agradeço a confiança depositada da parte dos Missionários Claretianos e de Dom Giovani pela confirmação deste propósito. Hoje temos aqui uma paróquia com a herança de homens que com o espírito missionário constituíram muitas comunidades onde vive o nosso povo fiel. Sigamos em frente com esperança. Diante de nós abre-se um novo tempo como um vasto oceano para aventurar-se com a ajuda de Cristo. Peço ao Senhor que me conduza com a sabedoria necessária para bem corresponder à sua vontade numa caminhada de fé. Consciente de minhas inúmeras fragilidades confio esta paróquia aos cuidados de uma rede de colaboradores que são as pastorais. Sonho com uma Igreja com uma fraternidade religiosa marcada pela corresponsabilidade, pela comunhão, pela participação, e não mero espectador dos acontecimentos, onde cada um possa derrubar o muro da indiferença, do comodismo e se comprometer com a construção de sua casa, de sua Igreja, família de Deus. Digo a todos vocês, podem contar comigo, não medirei esforços para ser um pastor que procurará ajudar. O peso da responsabilidade eu sei que será grande, mas juntos o peso tornar-se-á leve para todos.”

Foi um momento de agradecimento e muita emoção para toda comunidade paroquial, que acolheu com amor e fé seu novo pároco. Pe. José Ferreira, cmf, reside em Goianésia desde 2012 e desempenhava a função de vigário paroquial, e agora em 2021 é chamado à missão de assumir o pastoreio da paróquia.

Rezemos pelo novo pároco da Paróquia Nossa Senhora d’Abadia, para que Deus lhe dê sabedoria e ânimo para enfrentar os desafios da missão.

Veja fotos

Fonte:
PASCOM (Pastoral da Comunicação)
Paróquia Nossa Senhora d’Abadia | Goianésia-GO