Paroquianos e membros de pastorais e movimentos relatam experiências de fé durante o período da quarentena

Desde que a pandemia do coronavírus começou a se propagar pelo Brasil, no mês de março, a Igreja tem demonstrado que é possível a cada fiel caminhar na fé e na caridade, no sentido de levar adiante a vida cristã e as atividades pastorais, mesmo com a obrigatoriedade do distanciamento social exigido pelas autoridades sanitárias.

Na Diocese de Uruaçu há diversos exemplos de ações que vem sendo feitas. Os coroinhas da Paróquia Sant’Ana, em Uruaçu, desenvolvem um projeto de evangelização, conforme explica a coordenadora Elcia. “Por meio desse projeto, nós fazemos a leitura diária do evangelho e essa iniciativa tem o objetivo de levar a palavra de Deus aos lares, fazer com que ela entre nas famílias de forma doce e angelical pelas vozes das crianças”, afirmou.

As Equipes de Nossa Senhora também continuam suas atividades de forma virtual. “Estamos realizando nossas reuniões mensais, a reza do terço, o cerco de jericó, mas tudo de forma virtual”, disse Gilda, que junto com Rodrigo é a responsável pela Equipe do Setor de Uruaçu. De acordo com ela, no início foi difícil e houve dificuldades por parte dos equipistas, mas aos poucos eles foram se adaptando. “Têm sido momentos muito ricos, pois estamos continuando a nossa vida de equipe distantes fisicamente, mas ligados por meio da oração”, comentou Gilda.

Nair, do Grupo Santa Rita da Paróquia Sant’Ana, em Uruaçu, diz que embora tenha saudades da Santa Missa e dos encontros presenciais, ela tem conseguido viver a sua fé em casa. “Acompanho todos os dias a Santa Missa pela TV e pela internet e nós do grupo nos reunimos todos os dias às 15h virtualmente. Estou tranquila porque sei que nós venceremos mais essa batalha com a graça de Deus”.

Alguns paroquianos têm contado com a proximidade do sacerdote de suas paróquias, como é o caso de Eliana, Lucimar e Rafael. Eles são da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Goianésia, cujo pároco é o padre José Adeenes. “Neste momento tão difícil que estamos passando, tive dias em que fiquei aparavorada, mas o padre Adeenes esteve próximo nos acolhendo com suas orações e sábias palavras. Eu estou acompanhando o terço da misericórdia à noite e sempre que posso assisto à missa das 19h”, relatou Eliana.

Idê Cardoso, que também é paroquiana do Sagrado Coração de Jesus, em Goianésia, também passou momentos difíceis, mas contou com o apoio do padre para superar as dificuldades impostas pelo distanciamento social. “No início veio aquela angústia vendo o fechamento de todos os comércios e igrejas. Eu e minha filha passamos noites em claro, com medo e muito preocupadas, mas confiamos no poder da oração e acompanhando as missas da paróquia pela internet que tem nos ajudado muito a superar os momentos de angústia. Fizemos o acompanhamento do cerco de jericó e rezámos com o padre que sempre nos deu a sua bênção. Nós só temos a agradecer pela força, as sábias palavras e as orações. Muita gratidão, pois as igrejas fecharam, mas Deus abriu várias em nossas casas”, disse.

Projeto Catequese e Família

Na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Rialma, teve início o projeto Catequese e Família por meio das redes sociais. A iniciativa tem o objetivo de promover a aproximação de pais, catequisandos, catequistas e a paróquia por meio da internet, incentivando a oração e a catequese no ambiente familiar, fortalecendo a Igreja doméstica. Os vídeos estão sendo publicados semanalmente desde o último dia 21 de abril. Os temas são os seguintes: às terças-feiras, Missãozinha (4 a 7 anos); Eucaristia (8 a 12 anos); às quartas-feiras, Crisma (acima de 13 anos). As redes da paróquia são: paroquiansdg (Facebook), @paroquiansdgracas (instagram) e paroquia N. Sra. Das Graças (Youtube).

Outro testemunho que vem da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Rialma, é da participação das famílias nas celebrações, por meio da internet. As pessoas passaram a preparar os lares para assistir a Santa Missa on-line, organizam os ambientes para receber a visita do Santíssimo Sacramento. “Estou sozinha em casa, meu marido é caminhoneiro, minha filha agente de saúde, meu filho trabalha com auto socorro em Anápolis e minha outra filha passou recentemente por uma cirurgia. Todos da minha família estão distanciados neste momento, mas pude estar mais em oração, e Deus tem nos concedido a graça da confiança de uma Páscoa com Jesus. Ainda tivemos a graça de Jesus Eucarístico visitar as ruas de nossa cidade. Fico sem palavras com a experiência vivida neste tempo de quarentena. Mesmo distantes, estamos unidos em oração, nas transmissões das Santas Missas e nos momentos de oração pelos meios de comunicação. Louvo e agradeço a Deus e aos nossos sacerdotes e todos que ajudam nessa nova evangelização. Nossa Senhora das Graças, rogai por nós. Partilho ainda, que neste tempo estou participando de um grupo de oração por whatsapp, em que vivemos dois Cercos de Jericó nos quais mantive velas acesas por 14 dias pelo fim da pandemia e fiz a experiência de rezar o Santo Rosário na madrugada”.

Veja mais fotos