Neste domingo, dia 29 de janeiro, os seminaristas Adriel Fernandes Teles e Gabriel Novais Silva, foram instituídos com o ministério de leitor e os seminaristas Alexandre Batista Silva e Thalys Oliveira Melo receberam o ministério de acólito. A celebração foi presidida pelo nosso bispo diocesano Dom Giovani Carlos, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Montividiu do Norte (GO).

A paróquia anfitriã registrou a cerimônia da seguinte forma: “Hoje foi um dia muito especial em nossa paróquia, a missa foi presidida pelo nosso bispo Dom Giovani, estando presentes alguns sacerdotes da diocese, vários seminaristas e nosso pároco Pe. Valdivino. Nossa paróquia já teve a honra de receber os seminaristas em outras ocasiões para trabalho pastoral e foi uma grande honra tê-los aqui com seus familiares. Após a missa houve um delicioso almoço de confraternização. Foi um domingo de muito crescimento, amor e partilha. Continuemos em oração pelas nossas vocações e tenhamos um ano vocacional com muitos frutos. Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!”.

O que são os ministérios?

Ministério do leitorado
No ministério do Leitorado, os seminaristas se aproximam ainda mais do Mistério de Cristo que se revela por meio de sua Palavra. Eles assumem o compromisso de proclamar a Palavra de Deus fazendo a leitura dos textos sagrados nas assembleias litúrgicas, educando as crianças e adultos na fé da Igreja e anunciando a boa nova do Evangelho a todos que não a conhecem.

Ministério do Acolitado
Este ministério confere a função de cuidar do altar e auxiliar o diácono e o padre nas ações litúrgicas, de modo especial na celebração da Santa Missa. Compete ainda ao acólito distribuir a Sagrada Comunhão Eucarística e, em situações extraordinárias, ele é encarregado de expor e repor a Sagrada Eucaristia para adoração. Ele, porém, não pode dar a bênção com o Santíssimo Sacramento. Conforme o cerimonial dos bispos, esses dois ministérios também são confiados aos leigos.

Veja mais fotos