Testemunho Vocacional do Diácono Eguimar Matias dos Santos

Com alegria, unimo-nos com o coração exultante e elevamos nossas preces pelo ordinando Diácono Eguimar Matias dos Santos, nascido no dia 17 do mês de abril de 1989, na cidade de Goianésia (Go), filho de Zulmira Matias dos Santos (In Memoriam) e Marinho José dos Santos (In Memoriam) e irmão de Jorge Lucas. Tem como mãe e madrinha de Batismo, Lurdes Maria, a quem denomina carinhosamente de “Mãe Lurdes”, que sempre rezou e intercedeu pela conversão do filho de Batismo.

Após uma adolescência e juventude atribulada, recebeu a grande graça do encontro pessoal com Jesus em um acampamento que tinha como tema: “Vou levar-te ao deserto, e falar-te ao coração” (Os 2, 16). Após esse encontro, mudou radicalmente de vida, começou a participar das atividades da Igreja e iniciou seu processo catequético. Assim, recebeu a Primeira Comunhão em 2010 e o Sacramento da Crisma em 2011.

Diácono Eguimar, após sua profunda mudança de vida, ingressou nas atividades pastorais da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Goianésia, auxiliando por muitos anos no Grupo de Jovens Vida Nova, e também em vários grupos de oração, exerceu o ministério de catequista na Capela Nossa Senhora da Penha.

Impelido pelo chamado vocacional que ouvira de Deus, após um período de discernimento, decidiu-se por ingressar no seminário, expressando seu pedido no ano de 2010 ao pároco em vigor, padre Cleber. Este sacerdote, porém, percebeu que ainda não havia chegado o tempo certo para este passo e que era necessário que o jovem vocacionado permanecesse por mais um ano na paróquia, com o intuito de um maior amadurecimento e crescimento pessoal e espiritual. De início, Eguimar não compreendeu os motivos para tal decisão de seu pároco, porém após refletir e colocar-se ainda mais em oração, aceitou docilmente o pedido do padre, reconhecendo nisso a vontade de Deus.

No dia 7 de fevereiro de 2012 ingressou-se no Seminário Diocesano São José de Uruaçu, onde vivenciou importantes anos de formação. No ano de 2015, concluiu os estudos filosóficos. No dia 27 de setembro de 2017, passou por uma grande perda, o falecimento de sua mãe que sofria de problemas cardíacos. Mesmo sofrendo muito, não desistiu da fé e da vocação a qual foi chamado, prosseguindo seus estudos teológicos e concluindo-os no ano de 2019 no seminário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima, em Brasília.

Sendo possível pedir o sacramento da Ordem no grau do Diaconado, fez um autêntico discernimento com seu Diretor Espiritual, decidindo-se por fazer o pedido do sacramento. Recebendo o consentimento de seu pedido, foi ordenado Diácono da Santa Mãe Igreja Católica no dia 02 de fevereiro de 2019, pelo até então bispo desta diocese Dom Messias.
Após sua ordenação, Diácono Eguimar viveu frutuosamente seu período de missão diaconal como servo da Igreja e da comunidade. Inicialmente, colaborou por um tempo de forma indireta na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Goianésia. Posteriormente, foi designado pelo colégio de consultores da Diocese de Uruaçu a ser colaborador na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Rialma, onde trabalha atualmente, auxiliando o pároco Pe. Thiago Alvarino nos serviços pastorais.

Neste memorável dia 21 de novembro de 2020, pela imposição das mãos e prece de ordenação de Dom Giovani Carlos Caldas Barroca, bispo da Diocese de Uruaçu, Diácono Eguimar Matias receberá o Sacramento da Ordem no grau do Presbiterado, tornando-se Sacerdote para a Santa Mãe Igreja, tomando como lema de ordenação e de vida: “Fica conosco, Senhor” (Lc 24, 29), expressando sua imensurável gratidão a Deus por todas as graças dispensadas em seu favor no decorrer de toda a sua vivência.

Bendito e Louvado seja Deus pela vida e vocação do Diácono Eguimar Matias dos Santos!